16 dezembro 2008

Professor Mbuyi Kabunda Badi

O que fizeram os colonialistas? Fizeram construir vias de comunicação fundamentalmente para escoarem as nossas matérias-primas, produtos de plantação e minérios. Com alguns réditos mantiveram a administração pública. Obtidas as independências, os dirigentes africanos alteraram esse tipo de economia? Na quase esmagadora maioria, não. Somos regra geral Estados rendeiros, não temos qualquer estratrégia de industrialização, mantemos a regra colonial, continuamos a exportar matérias-primas, temos uma burguesia acomodada nas cidades. Mais: o nosso desenvolvimento não virá nunca com o Fundo Monetário Internacional, com o Banco Mundial e com a ajuda externa. Precisamos de mudar muitas coisas, precisamos de um novo tipo de dirigentes - resumo de uma intervenção feita pelo Professor Mbuyi Kabunda Badi (que tive o prazer de conhecer aqui, em Madrid), coordenador do Observatório sobre a Realidade Social Africana e membro do Grupo de Estudos Africanos da Universidade Autónoma de Madrid, intervindo no seminário com o tema “Problemas e soluções para o continente africano: infra-estruturas, água e cooperação" , Madrid, 16/12/08. Oiça ainda, em espanhol, uma entrevista na qual o Professor Kabunda Badi analisa a guerra na República Democrática do Congo, aqui.

8 comentários:

Anónimo disse...

qual a novidade disso?!ja nao disse varias vezes aqui no blog que o que verdadeiramente mudou é que passamos de colonizadores brancos para colonizadores negros?!tdo o resto mantem!nao haja ilusões!

umBhalane disse...

Abstraindo-nos de que houve um retrocesso enorme, inquestionável em TODAS as áreas, todo o resto é verdade.

Assino por baixo.

Unknown disse...

tambem assino...com o acrescimo de que a nossa geracao tem a nobre missao de mudar o cenario e apresentar uma Africa mais confiante de si mesmo e que olha para si com um pouco mais de auto estima!

Anónimo disse...

alô

A tese do Professor Mbuyi Kabunda Badi já é defendida por muitos, contudo poucos vi que apresentam os meios de operacionalização desta "neo-descolonização". Como fazer para nos libertarmos da coleira do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional? mediante que estratégias poderemos construir planos de desenvolvimento isentos da influência dos antigos colonizadores?

Anónimo disse...

era preciso chegar a Madrid

Anónimo disse...

Usando bem a cabeça tudo se resolve. Aliás, o FMI está fazendo o mesmo: vender dinheiro. Para lucrar. Concordo que estamos sob colonos Internos. Que estratégias para sair desta retórica? – saber buscar quem sabe fazer bem o que queremos é também usar a cabeça.

Anónimo disse...

Nao concordo com o primeiro anonimo quando reduz a revolucao liberacionaria em Africa, a uma simples substituicao de uma elite negra por outra branca ...

Sempre digo que o fim do periodo colonial abriu portas a um grupo infimo de individuos para tirarem proveito das suas riquesas.

Nao podemos apagar, como se a giz fosse escrito a nossa luta de libertacao, ela tem que estar bem gravada em rochas de ouro.

E o temos que dizer eh que os nossos governos tem feitos muito menos do que podem para desenvover seus povos ideologicamente e economicamente. Numa primeira fase foi puro medo de promocao de novas revolucoes, hoje eh pura incapacidade de desenvolver teorias que os permitam contornar os objectivos tracados pelo IMF.

Oh, se Chissano tivesse desenvolvido moldes de abertura de mercado sem ter que ajoelhar-se perante doadores ... se nao tivessemos fechado a nossa industria do caju ... se tivessemos colocado as nossas tantas industrias nas maos de concessionarias capazes e nacionalistas ... se nao tivessemos perdido muito tempo em alimentacoes ideologicas ... mas ode aos nossos liberadores ... o processo falhou ... mas ainda nao eh tarde ... eh reversivel

Laude Guiry

umBhalane disse...

Enquanto os MOÇAMBICANOS não se conhecerem a si próprios, enquanto não assumirem os resultados dessa análise, não vão a lado nenhum.

Isso é válido para quaisquer Povos, quaisquer pessoas...