29 agosto 2008

Frelimização

Lia há momentos o semanário "Savana", recebido esta manhã via email. Tenho lido o "Notícias". A derrota de Eneas Comiche ante David Simango nas eleições internas da Frelimo destinadas a apurar o candidato do partido às eleições autárquicas, continua a ser um tema de apaixonado e apaixonante debate. O vencido transformou-se no cavalo de batalha de uma frente moral.
Porém, aqui à distância, em São Paulo, apercebo-me de uma coisa interessante: é que, certamente sem premeditação, a Frelimo conseguiu e consegue fazer de si o discurso obrigatório, a matriz reflexiva dos pró-Comiche e dos pró-Simango. Na verdade, todas as nossas posições têem sido construídas no interior de um só quadro de referência, de um só partido. Não há discurso fora da Frelimo: é dentro dela que se está.
Vamos a ver se a mesma paixão irá ser colocada na derrota de Deviz Simango nas eleições internas da Renamo na Beira e na sua substituição por Manuel Pereira.

15 comentários:

Joaqum Macanguisse disse...

cabo de receber SMS a dizer que jornalistas de zambeze foram condenados a 6 meses de cadeia convertidos em multa de 30 MT por dia .quamto barrata é a seguranca do estado moçambicano.

Anónimo disse...

Sobre os candidatos a presidente de munipios importa referir que a Frelimo ainda fez um simulacro de eleições que culminaram com a derrota de Comiche, e a Renamo? Nickles e ainda se intitulam em pais de democracia. Tenho muita pena da miopia política do Dlakhama. Acho que o pais precisa de um líder da oposição mais credível. é hora de este senhor ainda saír pela porta grande da historia pós independencia. A continuar assim, está se prejudicando e aos milhões de simpatizantes que a Renamo possui. Aos~que têm poder na Renamo, por favor destituam este senhor! Profetizo, a continuar o Dlakhama a frente da Renamo, os anos deste partido estão contados. No fundo seria bom que os melhores e puros da Renamo e da Frelimo se unissem e fundassem um novo partido.Que tal? Uma lufada de ar fresco no panorama político do país.

Anónimo disse...

Boa sugestão essa do ultimo anonimo, parece que a historia não nos quer brindar com um partido politico serio, um partido comprometido com os desafios do País, enquanto isso não acontece vamos engolindo cada palhaçada da Renamo e da Frelimo.

Anónimo disse...

"acabo de receber SMS a dizer que jornalistas de zambeze foram condenados a 6 meses de cadeia convertidos em multa de 30 MT por dia .quamto barrata é a seguranca do estado moçambicano."

HAHAHAHAHAHHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHAAAAHHAHHAHAHA


PARTIU-ME TODO ESSA DICA DA SEGURANÇA DO ESTADO SER BARATA!!


PROF. SERRA HOJE NÃO TEMOS A HORA DO FECHO?

THANKS

Anónimo disse...

"continuar assim, está se prejudicando e aos milhões de simpatizantes que a Renamo possui. Aos~que têm poder na Renamo, por favor destituam este senhor! Profetizo, a continuar o Dlakhama a frente da Renamo, os anos deste partido estão contados. No fundo seria bom que os melhores e puros da Renamo e da Frelimo se unissem e fundassem um novo partido.Que tal? Uma lufada de ar fresco no panorama político do país."

epá eu assino por baixo o que este anonimo escreveu: porrraaaa!!!!

eu já tinha dito isso varias vezes aqui e noutros foruns que o DLAKAMA é um analfabeto politico, é um fala 100consequencia,etc
A RENAMO DEVE COMEÇAR A FAZER UMA REVOLUÇÃO DENTRO DELA... se continuar assim vão morrer na OPOSIÇÃO!

Eu sugeria que o DLAKAMA se retira-se da liderança e ele pode, muito bem, fazer o papel que os outros BOSS da FrELIMO fazem,ou seja eles mandam, mais niguém lhes vê....caso do cota MARCELINO,MATSINHE,ETC

DLAKAMA deve passar o testemuno a outros ...porque se continuar assim dificilmente receberão o meu voto...
Sou da opniaão que deve haver equilibrio de poderes no PAÍS e gostaria de ver um PRESIDENTE, por exemplo da RENAMO com uma BANCADA maioritária da FRELIMO,OU VICE VERSA,
PRESIDENTE, por exemplo da FRELIMO com uma BANCADA maioritária da RENAMO,

Isto vai permitir que eles começem a governar para o POVO!!! PARA MIM VAI HAVER + respeito institucional.
hahahahahaha perceberam?????lol

a verdade é que os moçambicanos andam um bocado cansados dos camaradas e precisam urgentimente duma ALTERNATIVA e muita gente não vê na RENAMO essa alternativa.

A RENAMO CONTINUA A DORMIR E ACHO QUE A CULPA TÁ NA LIDERANÇA

Anónimo disse...

meus caros a renamo não tem dinheiro, a politica requer dinheiro,voces ainda nao notaram???o presidente guebuza é um gajo esperto ele está a fazer campanha com essas "visitas de trabalho" - "presidencia aberta",acho que o povo anda cansado dessses descursos do guebas mas a alternativa ainda nao existe no país,entenderam? entao você vais escolher o quê assim ? hummm

Anónimo disse...

OS ESCRIBAS É QUE DEVEM ESTAR COM OS MIOLOS BEM TORRRRADOS, AINDA ESTÃO A BATER CABEÇA COM ESSA DANÇA DOS CANDIDATOS DOS MUNICIPIOS DA BEIRA E MAPUTO.

GOSTARIA QUE A RENAMO GANHASSSE EM MAPUTO E A FRELIMO GANHASSE NA BEIRA. ISTO SERIA BOM PARA UM ESTUDO... NAO ACHAS!?

Anónimo disse...

Manuel Pereira! vai, na minha opniao, ser barbaramente derrotado, se não for via fraude, será via campanha...a RENAMO deu um grande tiro no pé, alias a RENAMO entrou dentro do PAIOL no inverno e fez explodir tudo...lol


PEREIRA É COMO DLAKAMA NÃO SABE FALAR, NÃO TEM RETÓRICA,NÃO É DIPLOMATA,ETC
agora vamos ver se os beirenses vão lhe dar ouvidos.

AGORA RESTA SABER QUANTO É QUE VAO PAGAR O DAVID SIMANGO PARA PARTICIPAR NA CAMPANHA!??

SERÁ QUE ELE IRÁ APOIAR A CAMPNHA DO PEREIRA!? vamos lá falar...

Anónimo disse...

eu já vi o filme, esta renamo, ficará apenas com 2(dois)municipios (Maringué e Nacala) o resto é só esquecer.

Anónimo disse...

a frelimo jogou bem, não há duvidas, esssa atitude se o pereira fica na beira ou vai para maringué mostra uma infantilidade desta pseodo-oposição...a renamo tem vindo a cometer suicidio e rescucitar, mais assim também não dá .......como diz o outro, é que neim os escribas perceberam este atentado suicida do dlakama.

Anónimo disse...

A RENAMO ESTÁ DOENTE!!! ACHO QUE DAVID COM TODOS DEFEITOS QUE O DAVID,LHE SÃO APONTADOS, ACHO QUE UMA CANDIDATURA INDEPENDENTE PARA VER SE ELE MERECE OU NAO AQUELE LUGAR...
OS DISCURSOS DA RENAMO CAIRAM EM SACO ROTO.

Anónimo disse...

Vamos lá ver a STV este domingo quanto tempo vao dar para falar da renamo pq a semana passada o debate foi em volta da frelimo,isto dá que pensar,o comentador da frelimo terá uma boa oportunidade para disferir duros golpes a renamo.

Carlos Serra disse...

Os tempos serão cada vez mais quentes...

Anónimo disse...

Destes dois ultimos actos (de ignorância e ganância), vê-se que proliferam de um lado (Frelimo) assim como do outro (Renamo), uns tantos apóstolos da mesma desgraça!

Sua agenda principal é atentar, "rombar" e "mamar" o bem publico. O importante é garantir a engorda do "porcos" de ambos os currais... O resto é secundário ...

Como se diz por essas bandas por onde andais a brazileirar caro Professor, é tudo "farinha do mesmo saco"...

V.I

Anónimo disse...

Deixa-me em jeito de copia, concordar com o primeiro anonimo, temos que nos livrar dos dois partidos lendarios, ou entao trazer uma frenter de democratizacao ... mas o pais da marabenta nao ... meu Deus, o afastamento do Comiche, ate que nao me trouxe surpresas, todos nos entendemos que exitem agendes pessoais em todos movimentos da Libertadores (FREL) ... agora, apesar de ser entendimento comum que os Resistentes (REN) tenham um liber pouco sabido (academico), nao acredito que ele pudesse ter sido infectado por tamanha ignorancia politica ... mostrou pouca ambicao ... o timoneiro da Beira mostrou servico na Beira, e acredito que tava garantido uma vitoria a 90%, os votos que nao conseguisse seria exercitados pela minoria dos resistentes que o tiraram.
Em Mocambique quanto melhor tu trabalhas, mas perto te aproximas da porta de saida ...