02 julho 2008

Zimbabwe: subtilezas do "The Herald" (Tsvangirai recusa governo da unidade)

O The Herald, jornal governamental zimbabweano, avança hoje que os dois MDCs - a que chama também facções - estão dispostos a negociar com a ZANU-PF a estabilidade do país, depois que Robert Mugabe afirmou que era imperativo dialogar o mais rápido possível. Reparem como, na pluralização faccionalista, o MDC-T e Morgan Tsvangirai, ambos claramente vencedores das parlamentares e da presidencial na primeira volta, aparecem diluídos, em falsa parceria com o grupo de Mutambara, que pouca expressão votal teve. Creio ser uma boa hipótese defender que a ZANU tudo fará para contrariar a hegemonia do MDC-T e de Tsvangirai jogando no cavalo de tróia de Mutambara, por forma a reduzir-lhes o peso governamental num eventual governo de transição. Se quer conferir em português, tente este tradutor.
Entretanto, é curioso notar que Morgan Tsvangirai aparece hoje citado na BBC como tendo rejeitado o governo da unidade com Robert Mugabe.
E assim andam as coisas, depois que na cimeira da União Africana o Botsuana recusou com firmeza a farsa da eleição que deu Mugabe como presidente. Na BBC: "Na que foi a denúncia mais vigorosa contra o regime zimbabueano, o vice-presidente do Botswana, Mompati Merfahe, disse que “não conferia legitimidade ao governo de Robert Mugabe”.
Em Moçambique, continuamos oficialmente muito ruidosos no nosso silêncio.

4 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Negociar com um presidente falso?

Reflectindo disse...

O que o regime de Mugabe quer fazer é acomodar a Tsvangirai

aminhavozz disse...

prof. faleceu hoje, Levy Mwanawasa, o presidente da Zambia e um dos poucos lideres africanos a criticar abertamente o regime de Mugabe.http://africa.reuters.com/

Carlos Serra disse...

Obrigado, estava atento e já postei...