Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
27 outubro 2006
Pineu! Deita pineu! (3)
1. Sobre a sociologia
Existem muitas definições de sociologia.
Eu forneço a seguinte: sociologia é o estudo das lógicas não visíveis do funcionamento de uma sociedade, de como ela se constrói e se mantém produzindo e reproduzindo práticas e imaginários.
O que se vê é apenas um conjunto de indicadores (práticas, crenças, imaginário social). Mas esses indicadores são meros factos sociais. Os factos sociológicos obtêm-se pela construção teórica. A construção teórica decompõe o magma de senso-comum e de mitos que permeiam os factos sociais.
O produto final da construção teórica é uma sociedade cujas lógicas de funcionamento nem sempre correspondem às lógicas quer da consciência imediata dos actores sociais em geral, quer da consciência interessada dos produtores oficiais de opinião.
Por isso nem sempre a construção sociológica agrada às lógicas de uns e de outros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
'Não compete à sociologia investigar para estar de acordo com as lógicas de uns e de outros.'
Nao percebi... Nao compete investigar para estar de acordo? E suposto a Sociologia estar de acordo com as logicas?
Ou se calhar queria dizer que nao e do interesse da Sociologia investigar para estar de acordo?
A sua última parte obriga-me a melhorar o meu pobre português, o que farei já de seguida. Sociologia é tb, muitas vezes, acordo e acordar...
Você dirá se compreende agora melhor ou se eu ainda não me fiz compreender.
Compreendo muito melhor. Concordo, subscrevo, e obrigada pelo esclarecimento. Foi o que me pareceu. Certas ciencias partilham este mesmo dom.
Enviar um comentário