18 outubro 2010

Causas e características das manifestações em Maputo e Matola (30)

"Do rio que tudo arrasta se diz violento, porém ninguém diz violentas as margens que o comprimem" (Bertolt Brecht)
-"Esta cintura compacta, composta por casas pequenas e frágeis, feitas de caniço, madeira e zinco e, ultimamente (depois da independência), de cimento, quase que não tem quintais, ruas, água e luz em todo o sítio (...) Nestes subúrbios não se vive, sobrevive-se. Eles estão apinhados de gente: os suburbanos." (carta de um leitor do “Notícias” publicada a 25/09/2010 com o título “A cidade e o mega-subúrbio de Maputo”)
O penúltimo número da série, mais algumas hipóteses, tendo em conta o sumário.
4.5.6. Pergunta, problemática e hipótese  (término do ponto). Falta escrever algo sobre a hipótese. Como observei anteriormente, uma hipótese é uma resposta prévia a um problema, é uma preposição consistindo numa proposta de relação entre dois termos (fenómenos ou conceitos). Os protestos populares de 1/3 de Setembro de 2010 foram um protesto contra a desigual distribuição dos recursos de vida e poder - eis um exemplo de hipótese, propondo uma relação entre o fenómeno protestos populares e o agrupado conceitual recursos de vida e poder. Os protestos populares de 1/3 de Setembro foram no sentido de exigir um Estado social - mais um exemplo de hipótese propondo uma relação entre o fenómeno protestos populares e o conceito Estado social (=Estado redistribuidor; estude os argumentos de manifestantes em relação a um desejado "Estado-Pai" nos programas que as nossas televisões foram fazendo nos dias 1 e 2 de Setembro). Fenómenos e conceitos precisam ser determinados, explicados e organizados através de uma bateria de técnicas destinadas a medi-los no processo da pesquisa, pesquisa que provará ou que infirmirá a hipótese (também se podem construir várias hipóteses).
4.6.Causalidade histórica, causalidade sistémico-dialéctica, detonador causal e produção de sentido. Agora, o antepenúltimo ponto do sumário. Procurar causas dos fenómenos, dos comportamentos (mesmo dos mais comezinhos), procurar estabelecer uma relação necessária, lógica, entre os fenómenos A e B - um como causador, outro como causado -, parece ser uma constante social. Mas essa relação não existe nos fenómenos ou na natureza, precisa ser analiticamente criada. Os protestos de 1/3 de Setembro foram causados pelo anúncio da subida do preço do pão (variante 1: (...) da subida de vários tipos de preços; variante 2: (...) da subida de vários tipos de preços motivados pelo mercado internacional) - eis uma preposição simples, possuidora de lógica e de sentido. Mas no próximo número vou defender uma perspectiva mais complexa (crédito da foto aqui).
(continua)

Sem comentários: