08 abril 2010

Blanche/Malema: o roteiro de Jano (1)

Na mitologia romana, Janus - Jano em português -, o porteiro do céu, tinha duas cabeças: a do passado e a do futuro. As portas que abria sempre se voltavam para dois lados diferentes.
Talvez essa possa ser uma maneira de introduzir esta série que tem por êmbolo um acontecimento que provocou muita ansiedade nos últimos dias em vários quadrantes do mundo: o assassinato do líder racista sul-africano Terre´Blanche (imagem à esquerda). Gente houve e há que tem atribuído a responsabilidade indirecta do assassinato a Julius Malema (imagem à direita), líder da ala juvenil do Congresso Nacional Africano, partido no poder na África do Sul, por entoar uma canção antiga que defende a morte dos boers.
(continua)
Convite às 19:19: desde já convido os leitores a participar nesta série, comentando.

37 comentários:

Abdul Karim disse...

Professor,

Os camaradas tem que semear odio, racismo, terror.

Nao tem outra alternativa de manterem-se no poder, para alem de nunca terem construido nada de verdade.

Nao interessa a vitima, os camaradas querem manter o poder, e como sempre escangalhar tudo e todos, sao os lideres africanos....os wabenzis.... idolatrados por uma minoria de lambebotas,... eles que lideram e que admitem que falharam, mas que querem continuar a falhar.

Sao os camaradas da SADC.

V. Dias disse...

Há problemas de fundo na África do Sul que o Karim não devia ignorar, antes estudá-las. Vou deixar o pincel para os meus chamuales. Eu regressarei ao tema depois do débito dos meus pares.

De resto, verdade seja dita, eu avisei. A África do Sul deve resolver os seus problemas o mais cedo possível, pois corre o risco do país conhecer momentos de alta tensão, se bem que esses momentos já começaram.

Zicomo

umBhalane disse...

Caro Prof.

O Afro-pessimismo apoderou-se de si?, lol...

Se o futuro da RSA é o personificado pelo "matem o boer, matem o agricultor/fazendeiro/machambeiro, vulgo, matem o branco, então a RSA terá um futuro tão negro como o passado personificado, neste caso, por Terre´Blanche.

Vou aguardar, com mera curiosidade, o veredicto dos Tribunais que, ainda, há na RSA, e que vão tomar decisões sobre a entoação provocativa de canções deste tipo.

Abdul Karim disse...

Viriato,

Tem razao, os problemas da RSA sao para se estudar e entender.

Entao como trabalhei na RSA durante 10 anos, com as melhores marcas do mundo de moda, estudei os problemas da RSA,

Sao os mesmos que os de Mocambique, Zimbabwe, Angola, Swazilandia:

O Povo esta farto dos lideres wabenzis... mas tem uma diferenca de antes com agora.... o Povo ja conhece quem 'e wabenzi... e depois o Povo ja 'e maioria tambem,... foi o Povo que os pos no poder, entao 'e Povo que lhes vai tirar tambem.

V. Dias disse...

Faltou-te perceber que a África do Sul e o Zimbabwe, só para citar, evitou fazer aquilo que Samora fez em 1975, que muitos o apelidaram de ditador, de louco e que felizmente o tempo, maior professor e mestre, vêem provar o contrário. Afinal estava certo.

Nós já não temos problemas de BASE racial, sabe porquê, porque Samora resolveu tudo em 1975. Que o diga umbHalane, indomável assumido, que medidas são essas.

Zicomo

Anónimo disse...

Mas por outro lado, ganhamos a pobreza absoluta que é o nosso maior produto de exportação, Sr Viriato!

Acho que a convivência difícil da África do Sul tem trazido benefícios para todos os lados. Creio que no futuro todos só têm a ganhar com essa junção.
Acho que o assassinato do Terry Blance não teve motivações politicas. E se as teve creio que os tribunais vão esclarecer.
Acho que declarações inflamatórias como as desse Malema, podem contribuir para uma maior desconfiança entre as várias raças na África do Sul e como consequência para maior atraso de todos...

Reflectindo disse...

Terry Blance e Julius Malema, dois extremistas, dois males para África do Sul. Terry Blance morreu mas não o seu grupo enquanto que Julius Malema constitue um peso grande para o ANC.

ricardo disse...

Enquadramento da Situacao:

1. Machado da Graca (um grande conhecedor da RSA, desde os tempos em que apoiava o ANC) escreve um texto no SAVANA desta semana que subscrevo na integra. E ao que parece, a direccao do ANC mandou Malema suavizar seu discurso. Nao sei e se o visado ira obedecer ao seu lider;

2. Acredito que os dois indiciados tenham agido por conta propria, porque Terre'Blanche era um tipo irascivel e patologicamente racista. Contudo, Malema doutrina permanentemente inumeras massas de descamisados para matar os BOERS como forma de se livrarem da pobreza. E vai mais longe, viaja ate Harare para apoiar as expropriacaoes de Mugabe em contradicao com o que diz Zuma. Sao inumeros os sinais que Malema, como lider, transmite as massas. Por isso, para mim e o autor moral do crime;

3. Para Mocambique, e fundamental que a situacao na RSA serene o mais rapidamente possivel. Um espirro em JHB provoca uma gripe generalizada em Maputo. Nao tenhamos quaisquer ilusoes. Ate Samora rapidamente percebeu isso em 1975, quando Marcelino dos Santos irresponsavelmente tentou um "tete-a-tete" com Pretoria por causa do Ouro dos mineiros. Eis porque, em periodo de guerra generalizada em Mocambique, a representacao comercial de Pretoria sempre funcionou em Maputo. Ja temos o fardo pesado do Corredor da Beira paralisado por causa do Zimbabwe. Seria tragico imaginar identico cenario na RSA.

Disse

Anónimo disse...

O Abdul Karim esta completamente errado. Diz que viveu na Africa do Sul e claramente indica o quadrante da sociedade onde estava inserido e limitado.

A pessoa nem tem a capacidade de julgar as tensoes sociais sentados nos "fashion TVs" de Sandton, Cresta e Rosebank". Tens que falar-me de Alexandra, Free State e Thembisa.

Meu irmao este pais esta dividido e esse eh um factor fundamental.
O Malema, bem ou mal, esta a dar ao Sul-Africanos a chance de terem um debate que vem sendo adiado desde 1992.

Um debate que nos Mocambicanos evitamos em 1975, e que devido a dinamica racial do pais talvez nao teremos mais.

Os Sul-Africanos nao devem evitar esse dialogo.

E nos tambem, vamos-la conversar - nos Mocambicanos nao tivemos essa chance. Laude Guiry

umBhalane disse...

Viriato

Racista assumido já todos o conhecemos.
Pior ainda, tribalista de base, que para mim é muito pior que racista, porque quem é tribalista, fácil e necessariamente racista será.
Para além de fascista assumido, também.

E tudo isto não são insultos - insulto, na minha opinião, é quando chamamos algo a alguém que não o é.
É uma catalogação que lhe é inteiramente justa, e justificada.

Agora eu, sou um branco de 2ª classe, Português desde sempre e da 1ª hora, e saí de Moçambique em 06/07/1979 - portanto o seu 24/20 em mim, não foi aplicado - essa pode guardar no se saco de lixo.

Fiquei em Moçambique, donde sou natural, ao abrigo de um acordo Moçambique/Portugal no BNU com previsão até 06/07/1979, e foi precisamente Samora Machel quem solicitou o prorrogamento dos contratos por mais 2 anos ao amigo dele, Mário Soares, que sem consultar ninguém, assim o fez, em vez de mandar os filhos e os seus lacaios socialistas e comunistas, tão amigos da frelimo.

Assim aguentaram os mesmos de sempre, a pedido de S. Machel, e daí o 06/07/1979, mais 2 anos do que o tratado inicialmente. Portanto nem fui expulso, nem fugi. E quando saí, apaguei as luzes.

Quanto à política de Samora Machel/1975, Moçambique está a colher os respectivos dividendos, e ele foi posteriormente e prontamente "arrumado" pelos seus camaradas, ou ainda tem dúvidas!!!
1,5 milhões de mortos, cerca de 4 a 5 milhões de deslocados e refugiados, um país totalmente destruído, acordos de rendição vergonhosos com a RSA, e com a RENAMO, em Roma.
Um País que da independência só tem o mastro da bandeira, deixado pelos Portugueses, e o pano, talvez? Também, doado.
Um País que vive de joelhos, de esmolas dos tais racistas leões indomáveis.

Esse é o SEU Moçambique.

Eu quero OUTRO Moçambique – não para mim, é página virada, livro já lido, passado definitivo.

As suas provocações para mim, provocações de índole racista, não colam, e sabe porquê - porque sou transparente, mostro aquilo que sou.

Anti-comunista, a favor de uma sociedade plenamente livre no capítulo económico (capitalista), social (democracia ocidental), estado laico (com liberdade religiosa), e que premeie a competência, o trabalho.
Sou contra toda, e quaisquer formas de parasitismo. Abomino o desperdício, e o deixa-andar.

E finalmente sou COERENTE – sempre assim fui – COERENTE – comigo qualquer um pode ir à caça, porque não leva nenhum tiro nas costas.

Agora, Viriato, tenha cuidado com aquilo que escreve dessa forma - há muita gente ressabiada, e que não tolera este tipo de coisas. E garanto-lhe que muitos não têm a minha formação cívica.

Há gente a quem mataram, assassinaram família, e os esbulharam completamente.

E o Viriato está cá em Portugal.

E quem o avisa, seu amigo é.

CUIDADO.


Nota final

Lamento ter sido obrigado a, RACIONALMENTE, ter que escrever este tipo de réplica, mas não há Santo que aguente tanta desfaçatez.
Queiram desculpar-me, se o conseguirem.

Armando disse...

Samora foi um ditador sim senhor. O tempo não provou que ele fez bem. Nunca esteve certo. Estamos mais pobres que no tempo colonial, as diferenças sociais são maiores, a exploração do homem pelo homem de que ele tanto falava, agora é pior e praticado pelos seus companheiros. O tempo deu razão a samora? Essa é boa, é uma piada mesmo. Nunca deveríamos ter um presidente como aquele. A nossa pobreza absoluta começou com ele quando começou a combater o capitalismo. Comunismo não produz riqueza, só pobreza.

umBhalane disse...

"no BNU com previsão até 06/07/1979"

deve ler-se

até 06/07/1977, como é evidente.

Unknown disse...

No Blog Críticas e Reflexões tento ouvir opiniões sobre este "caso mal parado" veja o meu último comentário aqui http://intelectualismoadministrati.blogspot.com/2010/04/morte-de-terreblanche.html

JOSÉ disse...

Para a compreensão de toda esta problemática, aconselho vivamente a leitura de um excelente texto publicado ontem no jornal sul-africano "The Times". O autor é o reputado académico Jonathan Jansen, Reitor da Universidade do Free State.Coerente, sensível e factual, este texto dá uma visão realista deste problema que agita a África do Sul.

Eis o link:

http://www.timeslive.co.za/opinion/columnists/article391087.ece/Sing-of-life-or-sing-of-death

Estou apertado com falta de tempo, mas vou tentar voltar. Entretanto, deixo um pequeno recado ao Viriato: o racismo em Moçambique ainda não foi resolvido, embora por vezes pareça estar camuflado.

Carlos Serra disse...

Aguardem que eu prossiga.

Anónimo disse...

Nos Mocambicanos tendemos a nao aplicar as nossas regras linearmente.
Pessoal, a midia pinta Malema como sendo um extremista, ele nao o eh. Ele eh a voz das massas negras, ele diz aquilo que eh politicamente incorrecto para a lideranca do pais e do partido no poder dizerem.
Se voces forem a ler entrevistas pessoais dele verao muita coerencia naquilo que ele diz, ao invez de basear-se pura e simplesmente em artigos escritos por uma midia pouco isenta.
A Africa do sul ainda vive um ambiente de racismo por parte de negros e brancos - sao todos culpados - mas todos evitam falar sobre isso.
Como nos em Mocambique tambem tivemos - senao como entender o posicionamento "desprezivel" porem compreensivel do Umbhalane. A falar de uma nacao, da nossa nacao assim!!! Mas o que nos temos que fazer eh ter esta conversa, entender o porque do posicionamento dele, nao para criticar mas para corrigir(o futuro).
Malema eh o que a Africa do Sul precisa agora, alguem que nao tem papas na lingua - diz o que pensa e coloca os outros a pensar e a debater o futuro da nacao e as suas diferencas fundamentais.
Eh feio temer o desenvolvimento social da Africa do Sul porque pode ter repercursoes financeiras para Mocambique - vamos la deixar de ser sangue-sugas.
Nao devemos advogar a violencia mas sim o debate - a Africa do Sul nao se tornara num Zimbabwe.

PS: nos Mocambicanos amamos a Samora Machel - mas criticamos a Zuma por nao ser educado formalmente - mas a economia sul africana esta a andar muito bem - a midia so critica o comportamento dele.
No estrangeiro eles gostam de Mandela - mas nao gostam de Zuma pelo seu comportamento - Mandela era mulherengo nos seus dias, casou multiplas vezes e abandonou - casou com a Winnie cerca de 25 anos mais nova do que ele.
Casos puros de 2 pesos e 2 medidas. Laude Guiry

JOSÉ disse...

Malema frequentemente é incoerente e extremista, os exemplos são muitos. Malema não representa a juventude sul-africana e muito menos os negros na generalidade.
O discurso incendiário de Malema não pode ser tolerado em democracia, tendo em conta as fragilidades da sociedade sul-africana, incluindo a ténue harmonia racial.Discurso que cria divisões deve ser punido severamente.

Mandela esteve casado com Evelyn na sua juventude, e mais tarde casou-se com Winnie, de quem se divorciou, casando-me mais recentemente com Graça. Não se casou multiplas vezes, so esteve casado com uma mulher ao mesmo tempo, não teve escapadelas sexuais(que se saiba) e não teve filhos fora do casamento.Não estou criticando Zuma e louvando Mandela, mas tem de se ter cuidado quando se fazem comparações, até porque são pessoas com personalidades e percursos diferentes.

Iustre Laude Guiry, é bom encontra-lo de novo na blogosfera.

V. Dias disse...

Aguarde minha resposta umbHalane.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Laude Guiry, acho que esse o seu nome,

Eu nao vivi na RSA, trabalhei la. e nao foram 10 anos, comecei a trabalhar la em 1990 ate 2008 que vim pra India.

Mas vivi em Mocambique, sempre.Agora estou a viver na India.

Depois nao sei proque que mesmo estando em Sandton (jhb), Cape Town, Durban, Jefreys Bay, Nelspruit, Pretoria, Port Elizabeth, ou ate na Fashion TV..., nao posso estudar pobreza e a questao social da RSA ?

E quem lhe garante que nao vi as zonas que menciona ?

Sabe qual era o meu trabalho ?

Problema de querer descredibelizar sem conhecer... triste. Igualzinho Viriato.

Nao 'e ?

umBhalane disse...

"senao como entender o posicionamento "desprezivel" porem compreensivel do Umbhalane."

"desprezivel", que está entre comas, é o meu posicionamento, claro, frontal, directo,...e que só representa o MEU posicionamento.

Malema já e o herói, não é desprezível!!!

E muitos outros "Malemas" que por aqui passam!!!

É bom conhecermos "estes" critérios.

Pensando bem, vou começar a cantar, e dançar, cá em Portugal - matem os pretos de Moçambique (sim, porque sei distinguir, e os outros não têm culpa), morte aos Moçambicanos pretos.

Assim serei promovido a NÃO "desprezível", e serei muito mais compreendido, com certeza!!!!

V. Dias disse...

UMBHALANE?!!

Li e reli atentamente o seu comentário em resposta ao meu. Faltou-me tempo para lhe responder, logo após a recepção do seu aviso / declaração de guerra contra a minha pessoa.

Teria levado a sério não fosse uma longa introspecção que fiz ao longo da manhã de hoje, tendo chegado a uma conclusão: você deve sofre de transtorno psíquico graves, em parte causados por esse seu ódio fidagal contra Moçambique, pois, queria V. que este país, a minha pátria amada, continuasse a ser prolongamento territorial de Portugal. Dou-lhe muito!!!

O desprezo com o qual se dirige a Moçambique e aos seus filhos não podia reservar-lhe outro diagnóstico, que associo (não sendo eu médico) a frustração crónica. Cure-se chamuale.
Sou um nacionalista convicto. Disso não tenha dúvida. Moçambicano a todos e com todos os porcentos. Amo a minha terra, o meu povo, a minha bandeira.

Diante de todas as adversidades que o meu país enfrenta (uma boa parte delas são causadas pela ganância e arrogância satânica dos seus correligionários indomáveis), felizmente, esses jazem em terras frias e quentes de Moçambique, pagando pelos seus actos e ousadia.

Os que escaparam à fúria dos moçambicanos não podem escapar à justiça divina. Mário Soares que V. desdém esteve bem ao reconhecer o direito à independência e à liberdade dos então escravos de Portugal, os filhos de Moçambique.
Digo-lhe desde já que as suas ameaças não me afectam nem me arrefecem. Jamais iria fragilizar o meu cônscio.

O meu arcaboiço humano está vacinado para qualquer tipo de vírus, desde os mais resistentes até aos mais impotentes, sendo apenas permeável ao diálogo, o que V. sempre recusou fazer. Não é por menos que se encapuza no “Umbhlane” com medo da frontalidade, do espírito de diálogo, mesmo diante do apelo do autor deste Diário.

É contrário deste Viriato Caetano Dias, que vive e estuda em Portugal, de nome próprio, juridicamente existencial, e pessoa idónea em toda a sua plenitude. Por isso, os avisos que se dirige a mim guarde-os em seus aposentos. Mas se quiser continuar a ser meu chamuale aqui, pode crer que serei seu amigo de todo o gosto.

Zicomo

V. Dias disse...

Só quem é anémico em questões de História pode dizer mal de Samora Machel. Não compreendo como é que as pessoas são capazes de adorar o Cristiano Ronaldo em detrimento de Samora Machel ou de seus heróis libertadores da pùatria? O pior de tudo, são moçambicanos. Esqueceram tudo em 35 anos! É mesmo triste.

Há 35 anos éramos escravos, hoje somos independentes, ainda assim diz-se mal de Samora. Os indomáveis (alguns) nunca dizem mal por exemplo de Leopoldo II ou de Churchil, etc...porque amam os seus melhores filhos. Nós temos a tendência de falar mal dos nossos heróis, enfim, a grande desgraça que Deus nos deu não está na pobreza, mas sim a hecatombe mental. Está-se mal. Juro.

E quem diz mal de Samora. Em geral são aqueles que perderam o bife com à independência de Moçambique. Pois é, ele mesmo dizia várias vezes, vaticinou tudo isso. Depois veio Chissano, também diz mal, agora Guebuza, idem. O povo, dizia o actual embaixador de moçambique em Espanha, Dick K...., é comparado a saco de batata aberto...vai para onde o estômago / fome chuta.

Zicomo

ricardo disse...

"...What can be done?

Stop the singing of that pernicious song immediately. It is hurting all our people. Intervene in the rural farming areas, not by threatening white farmers with confiscation of their land, but by building relationships between farmers and farm workers that are dignified and respectful. This will eventually lead to a peaceful resolution of the land problem."

Parece ser a conclusao mais sensata. Entre nos, poucos serao os que presenciaram identicos incitamentos apos 1975.

Tal como Malema, alguns patrioteiros afinaram as vozes contra os "exploradores do povo". Primeiro eram os brancos. Depois eram os opositores politicos. Depois eram os chingondos...

Pessoas como Joao Americo Fumo e Bonifacio Gruveta vestiram este jersey. Hoje, sao prosperos empresarios (e com dividas monumentais).

Malema fala dos pobres, servindo-se de identico discurso provando-o com a sua origem humilde. Mas tambem e um milionario. E nao para de abocanhar mais riqueza a custa do affirmative action.

Poder-me-ao dizer que a construcao da riqueza Afrikaaner tambem se fez assim. Pode ser, mas entendam que o fim sempre foi o desenvolvimento da RSA, do qual nos beneficia tambem.

Por isso, o que acontece hoje na RSA deve ser analisado desapaixonadamente. Porque Mocambique ja pagou em 35 anos de independencia facturas de muitos vizinhos e so ganhou ingratidao e pobreza absoluta com esse internacionalismo. Quem nao se lembra do Zimbabwe, da propria RSA, do Uganda? E da guerra civil?

So nos faltava agora carregar fardo maior com a implosao da RSA!!!

Esquecam a V. raca, tribo e religiao. Ha que pugnar por saidas airosas na Africa do Sul. E se isso passar por mandar Malema juntar-se a Terre'Blanche caso persista na sua cruzada extremista, pois entao, que seja.

O MPLA resolveu assim um problema com 33 anos de idade. Porque os fins justificam os meios.

umBhalane disse...

Totalmente de acordo, Sr. Ricardo.

TOTALMENTE.

"Ou se rema TODOS juntos, ou se afunda no mesmo barco"

Procurem o autor, e vejam se não teve razão.

Continua válida, agora, noutro contexto.

E a falar claro, é que eu me entendo.

Nota adicional

E não é um Sr. Qualquer, que por ser preto que lhe dá absoluta impunidade, eterna desculpabilização, qual fadinho eterno da desgraça, choradinho.
Recuso esse caminho da comiseração, sentimento de culpa, complexo de superioridade (minha) - coitado é preto...,
Recuso esse caminho.
Sou exigente e frontal.

Mas notem muito bem - igualdade sim, inferioridade NUNCA.

Basta, basi, nenene.

NENENE.

Armando disse...

Sou negro e não perdi nenhum bife aqui em Moçambique. Mas Samora nos tramou. Deixou-nos na pobreza com o comunismo marxista-leninista. Deixamos de ser "escravos" dos portugueses para sermos escravos dos russos e agora de moçambicanos (Sr. Viriato, sabe que o Leonardo Simão tinha escravos moçambicanos recrutados no centro e norte de Moçambique?). Nunca fomos realmente independentes. Mais de 50% do nosso orçamento vem de fora, isto é ser independente? Os doadores mandam e o nosso governo obedece. Qual independência, qual quê.

Linette Olofsson disse...

Simplesmente Trágico!
O extremismo é um gramde mal!
Em Moçambique, em algumas orgnaizações exitem cidadãos com "sintomas" de extremismo, ainda de uma forma camuflada e ainda não tão "profissional" como os exemplos aqui dados.
Lamentar apenas!!!
Não se ofendam!
Todos nós carregamos mágoas do nosso passado!
Não sejamos extremistas neste diálgo

Anónimo disse...

Caro Abdul Karim, imensas desculpas pelas multiplas assuncoes feitas sobre a sua pessoa. Sempre defendo que as pessoas nao sao lineares. Mas peco que entenda que muitas vezes em debates entre linhas limitadas como este somos forcados a faze-las para manter o debate vivo e pouco monotono - mas uma vez mil perdoes.

Entendi "trabalhar na Africa do Sul 10 anos, como sendo viver no pais."

Tambem, como indicou acima que representou marcas do mundo da "moda", so pude assumir que opera ou no mundo dos retalhos de roupa ou das passareles. Nao quis assumir o que nao era dito e hipotetizar que desempenhava outras funcoes "sociais".

Eu nao volto atras na minha opiniao de que nao se pode estudar Mocambique indo ao Triunfo, tomando uns copos no Dolce Vita, Mundos e Piri-Piri (talvez se tivesses lido literatura que sobre o Pais).

Muitos amigos meus Sul-Africanos (brancos, negros, orientais, indianos e arabes), por vezes aventuram-se a falar com exactidao sobre Mocambique por causa de uma ou dez visitas feitas a ponta d'ouro, guinjata bay e tofo. E sabe o que eu faco caro Abdul, fico calado, porque eu proprio tenhos as minhas limitacoes no concernente ao meu pais, apesar de ter vivido quase toda a minha vida em Mocambique (e continuo a viver - durante as ferias).

Porque eu fiz duas visitas a Beira nao me considero nenhum expert sobre o Chiveve. Posso falar em termos gerais, como um Mocambicano atento e curioso, que esta sempre actualizado sobre o pais. Mas aceito que estou sujeito a enormes margens de erro.

Eu nao poderia falar da Mafalala se nao tivesse tido amigos la, e tivesse visto as dificuldades que alguns passam. Nao poderia falar dos efeitos do mercado estrela vermelha na escola se la nao tivesse estudado. Portanto o nosso quadro de referencias "frame of reference" define o nosso modo de pensar.

Ja agora, Laude eh um pseudo que uso e em que o meu profile esta registrado. Portanto nao sou anonimo, dou a cara sim.

UmBhalane, prefiro nao responder-lhe para nao ferir as regras do Professor Carlos Serra.

Laude Guiry

Abdul Karim disse...

Laude Guiry,

Por tentar manter o debate que digo que presupoe sobre o meu trabalho e parte pra julgar...., em funcao dos "seus" presupostos. ainda bem que nao foi essa metedologia que usei no meu trabalho.

Nao me faz diferenca se 'e pseudonimo ou nao, apenas que quando se pretende ou nao se concorda com a opiniao de alguem, nao deve ajuizar dessa forma... Complicado assim, nao acha...? achar que eu durmo, como, penso, trabalho como voce no piri-piri ou no triunfo.

ja agora, leia um trabalho sobre os ataques de xenofobia da universidade da RSA... vai de lhe deixar claro concerteza...,

E nao se preocupe muito com o meu trabalho, vai ser muita dor de cabeca para si. Muito modestamente acredito que ele ( o meu trabalho ) ultrapassa o ambito ou limite da sua imaginacao.

ricardo disse...

Sr. Viriato...

Que estoria e essa de enfiar o Dick na V. bagagem?

Por ser um nhungue, polemico, escrivinhador de Mutarara? Nao se entusiasme, porque nem estupido, nem extremista ele e. Mesmo tendo sido "proibido de escrever" para fazer carreira diplomatica.

Quanto muito, ele e uma excepcao que confirma a regra do pantanal politico Mocambicano.

E que talvez nos surpreenda um dia destes com uma auto-biografia de um historico qualquer. Nunca se sabe...

V. Dias disse...

Armando,

Você perdeu o bife sim, não adianta negar. A minha família foi, se calhar, uma das mais prejudicada em Tete pelo regime ditatorial de Samora Machel, porém, eu tenho sempre a tendência de olhar as coisas no fundo, de analisar as duas balanças, de ser imparcial, de ser racional, sobretudo racional. Não deixo que sentimentalismos tomem conta de mim. Nunca. É assim que procuro ver e perceber as coisas.

Se não tivesse perdido o bife, tenho a certeza que não estaria a atiçar, à semelhança de um indomável, todo o veneno contra Machel. Nem sequer admite que ele foi um grande líder de África. Aceito e respeito a tua opinião, mas não concordo como expoes os teus pontos de vista. São de quem cega a verdade histórica.

O nosso país é pobre sim. Mas não se esquece que em 35 anos não se pode dar grandes passos. Um país que Samora herdou dos escombros, ou não se lembra disso? Ah, tinha-me esquecido que o Armando disse que a colonização não lhe afectou, pois estava além fronteiras. Mesmo Jesus Cristo só começou a fazer milagres aos 30 e morreu com 33 anos de idade. Tivemos uma guerra dura e sangrenta, também se esqueceu? Portanto, o chamuale Armamdo deve começar a pensar que Portugal que colonizou Moçambique e Angola está hoje mais pobre do que estes dois países se tivermos em conta o nível de vida de Portugal quando detinha as duas colínias.

Para não fugir do essencial, digo-lhe que a RAS, que toda a gente se verga, não terá uma economia perpetuamente estável, porquanto há situações de fundo que, repito, o seu Mandela não resolveu, problemas esses que dão sinais de arrebentar às costuras há qualquer momento. Veja Xanana, sofreu mais do que Mandela, teve a vida mais dura, porque tentou resolveu encarrar os problemas de frente, hoje o Ocidente mandou-lhe lixar. Será que não vê isso? Nem uma estátua. Amigo, fungulamasso.

Faça uma leitura da história de países que adormeçeram os seus problemas mais candentes e que hoje estão a apagar caro por isso. África do Sul ganha mais com Moçambique do que Moçambique com a África do Sul. É difícil acreditar, mas é.

Zicomo

umBhalane disse...

Nem precisa Sr. Laude Guiry.

Estamos perfeitamente explicados.

Até pode ser que seja o tal roteiro de Jano!

Anónimo disse...

Caro Abdul, vejo que estamos a fugir ao topico em questao, e dado que o blog do Professor Carlos Serra nao eh o local adequado para transformar debates em discussoes, I rest my case.

Laude Guiry

Abdul Karim disse...

Obrigado pela comprencao, Laude Guiry.

Armando disse...

Sr. Viriato,
vai-me desculpar, mas Samora não foi um grande líder de África. Não foi não. Ele tinha muita pujança, muito papo, um estilo que cativava, mas empurrou-nos para a guerra e para a pobreza. Ele não encontrou um país em escombros, levou o país a escombros. Leia o livro do irmão de Thabo Mbeki sobre os arquitectos da pobreza. samora foi um deles. A situação que o colono nos deixou não foi boa, mas não era tão má assim. Era melhor que muitos países independentes na altura. Políticas comunistas de Samora encarregaram-se de destruir o pouco que tínhamos. Em 35 anos não se pode dar grandes passos? Pode-se sim senhor. Basta ver a Coréia do Sul. Em contrapartida os da Coréia do Norte... sem palavras. Tinhamos que seguir o capitalismo e não o comunismo que nos empobreceu. E Samora estava a frente disso, não vale a pena negar. As pessoas continuam tão pobres ou pior que no tempo colonial. Significa que a Frel não fez nada para esse povo que diz que é seu.

Anónimo disse...

Subscrevo na integra com o comentador "Armando".
Não devemos fazer de Samora um grande ídolo. As suas políticas erradas conduziram o país à extrema pobreza. O comunismo foi bom para Samora e seus, mas não para o povo, que sofreu privaçoes de todo o genero, além de se sentir mais oprimido e sem liberdade nenhuma. Os membros do governo abasteciam-se de produtos inexistentes para a populacao, nas suas lojas, as quais tinham acesso com os seus cartoes de membros, quem trabalhou em casa de Samora, sabe que ele vivia rodeado do máximo luxo e nada lá faltava, parecia que se estava num outro pais.
Fiáamos independentes a 25.6.75, independentes de Portugal, mas tornámo-nos dependentes da União Soviética. Só se mudaram os patroes. A divida para com eles, parecia nunca mais ser saldada. Parecia que nos queriam sugar ate o sangue... Nós, estudantes, na altura, sentimo-nos atraiçoados. Contávamos com uma independencia total, e de lado nenhum conheciamos esses soviéticos, sua língua, seu racismo, e sua arrogancia. Quadros da Hungria, Bulgária, Cuba, etc., alguns pagos a preço de ouro, e a maioria não conhecia o país nem sequer era competente.
Samora era um tirano, ditador e controlador, um fanático e para mim, doente mental. Em certas coisas, recorda-me o Sr. R. Mugabe.
Samora não resolveu o problema do racismo em Moçambique, pois ainda existe não só o racismo, como também o tribalismo. Eles estão bem vivos. A única diferença é que estão mais camuflados.
A unica coisa de que tenho saudade do tempo de Samora, era o facto de se poder circular a qualquer hora do dia ou da noite sem receio de se ser assaltado ou violado, também o facto de quase não existir corrupção a nível governamental.
Maria Helena

Unknown disse...

Aconselho aos pros e contra samora machel a lerem o Severino Ngoenha "Samora Machel o ïcone da 1ª República"

umBhalane disse...

"Mas o mais interessante é que Machel foi enterrado como Faraó, isto é, com todos os seus haveres: ideologia política, concepção de valores que vão da ideia da justiça, do patriotismo, do papel do Estado e do partido."

http://www.savana.co.mz/editorial/centrais/1926-nao-sera-uma-metafora-critica-ao-poder-actual?showall=1