10 janeiro 2010

De que raça é a tua cor? (8)

"O discurso controla mentes e mentes controlam ação. Isso significa que, para aqueles que estão no poder, é crucial controlar, em primeiro lugar, o discurso" (Teun Dijk).
Mais um pouquinho desta
série.
Na luta pelos recursos de poder poderão ser usados os mais variados meios: a raça, a etnia, a preeminência de chegada a um local, vitórias militares, etc.
Mesmo ao nível ao mais pequeno micro-habitat social, podemos observar a luta em toda a sua veemência.
Na luta, a produção ideológica, em seus mais variados níveis, procurará disfarçar os interesses particulares de grupo dotando-os de uma coloração moral e universal.
Os inimigos do grupo serão considerados como a personificação diabólica do grande Mal.
(continua)

1 comentário:

Foquiço disse...

Bom dia!

Na verdade, os recursos de Poder (Poder político) são a raça, a etnia, a preeminência de chegada a um local ou o referido "direito histórico", as vitórias militares, a produção ideológica, a capacidade de semeiar medo e terror, o discurso... recursos esses que são usados pelos detentores do Poder político, quer nas relações domésticas quer nas relações internacionais. O Poder político está intrísecamente associado á posse desses recursos, sendo com base neles que a elite política governante/dominante controla a sua gente, território... a sua propriedade, manipulando-a politicamente. A produção ideológica e o discurso são, ao meu ver, as primeiras armas que os detentores do Poder político usam para efectivar a manipulação política - controlar mentes que devem controlar a acção - e uma das tácticas aqui usadas é colocar a elite no centro, vestindo-lhe as mesmas roupas que a população.