13 setembro 2008

A doutrina do choque - a ascensão do capitalismo de desastre

O novo livro da escritora, documentarista e jornalista canadiana Naomi Klein tem o título em epígrafe. Permitam-me sugerir-vos que o tentem adquirir. Eis a apresentação, na versão em português que comprei em São Paulo:
"O que o furacão Katrina de Nova Orleans tem a ver com as ditaduras da década de 1960 na América Latina? Qual é a relação entre o tsunami na Ásia e o massacre da Praça da Paz Celestial na China? Afinal, existe uma conexão entre a Guerra do Iraque e a democracia acorrentada da África do Sul?
A resposta, segundo a jornalista canadense Naomi Klein, é SIM.
Sua tese é a de que todas essas tragédias, naturais ou construídas, fazem parte do processo de ascensão do “capitalismo de desastre” – a forma atual que o sistema capitalista encontrou para se tornar hegemônico em lugares e situações em que até então ele não era. Exemplos? Em Nova Orleans, após o furacão Katrina, a educação foi reformulada – as escolas públicas foram, a partir de um “conselho” do economista Milton Friedman, privatizadas. Numa gafe tremenda, a secretária de Estado Condoleeza Rice declarou o tsunami uma “oportunidade maravilhosa” para a política externa americana.
Sob a “doutrina do choque”, o medo e o desespero se transformam em oportunidade de ganhar dinheiro. Das técnicas de tortura usadas pela CIA desde os anos 50 à instalação de resorts de luxo nas praias da Tailândia devastadas pelo tsunami, Naomi Klein mostra a lógica perversa de um sistema orientado pela busca do lucro. Um sistema que não produz diretamente as tragédias naturais, mas que não tarda em incorporá-las em sua agenda de negócios."

2 comentários:

Jonathan McCharty disse...

O Prof. deveria ver tambem o documentario por ela realizado por alturas da crise Argentina de 2000. "The Take"!

Carlos Serra disse...

Pena não ter visto. Mas pode crer que tentarei saber como lá chegar. Muito obrigado.