Blogue seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Olá a todas e a todos, sejam bem-vindos a este diário, sintam-se bem e regressem sempre. Obrigado pela visita.
Myspace Layouts
<div style="background-color: none transparent;"><a href="http://www.rsspump.com/?web_widget/rss_ticker/news_widget" title="News Widget">News Widget</a></div>

22 Maio 2008

A terceira força de Mbeki

Ante a onda xenóbofa que na África do Sul afecta cidadãos africanos estrangeiros, entre os quais os nossos compatriotas, o governo de Thabo Mbeki imputa a responsabilidade a uma "terceira força" (processo clássico), enquanto o novo presidente do ANC, Jacob Zuma, imputa a responsabilidade ao fracasso governamental. Leia aqui em francês um trabalho de Philippe Rivière publicado no Le Monde Diplomatique. Se quer ler em português, use este tradutor.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os horrores da comissao da verdade ilustram a complexidade do xadrez da politica sulafricana, e infelizmente em algum momento da historia essa terceira forca jogou um papel importante na instigacao a violencia, sim jogou, nao sei se esteja neste momento a faze-lo.

22/5/08 11:37 PM  
Anonymous Anónimo said...

Não ouvi Zuma a dizer isso. Já, no entanto, se lhe imputaram muitas coisas. Se realmente o disse só pode ser por ingenuidade. Zuma estará no poder dentro de muito pouco tempo. E não consta que ele tenha uma varinha mágica para resolver os problemas de pobreza da África do Sul (e da África Austral) que Mandela e Mbeki não conseguiram resolver. Ele não está em posição de andar a ver e a apontar estridentemente as falhas dos outros quando ele mesmo vai enfrentar exactamente os mesmos problemas daqui a pouco.

GM

23/5/08 9:12 AM  
Blogger MUARRAMUASSANDO... said...

Eu vejo de modo diferente a questão dos tumultos na SA. Defendo a tese de que a onda de violência resulta de dois factores: por um lado, a crise do Zimbabwe que está a produzir milhares de emigrantes e por outro, a ausência de uma integração das camadas desfavorecidas nos espaços nacionais, numa altura em que já se avança para a integração regional. Ou seja, o sucesso da integração regional dependerá do grau de integração nacional dos vários extratos sociais.

23/5/08 2:19 PM  
Anonymous Tóxico said...

...na minha modesta opinião,e sem querer levar o que está a acontecer de ânimo leve, acho que a palavra xenofobia não deve ser usada da forma que se está a usar.
Xenofobia é algo de profundo,enraizado em crenças rácistas, que tenho a certeza não fazerem parte dum povo que tanto sofreu vítima desse mal.
Chamarei sim, de xenofobia do desespero,porquê?
Durante décadas e décadas, desde o tempo colonial, a rsa tem recebido moçambicanos que têm vivido em harmonia nos guettos sulafricanos, sem que alguma vez algo do género se tivesse passado.
Pensemos sim no porquê disto deflagrar de repente.
Toda esta análise ,tem como premissa uma informação que li , dizendo que após as eleições do Zimbabwe ,entaram na rsa cerca de 3,5 milhões de zimbabweanos .
Imaginemos que esse número de pessoas invadia magoanine,chiquelene,zimpeto etc.
Como seria que os habitantes desses lugares reagiriam, se esses individuos em condições desesperadas , começassem a pôr em risco o frágil equilibrio das suas vidas?
A realidade dos sulafricanos é dificil e todos nós sabemos,e os problemas pós fim do apartheid já vêm existindo há muito...mas nada faria isto acontecer, pois não são os estrangeiros os culpados da política sulafricana.
Para mim, os verdadeiros responsáveis do caos que se instalou, são os governos dos países africanos vizinhos , que não tomaram, nem tomam nenhuma atitude perante os desmandos tirânicos que o ditador mugabe vem protagonizando...
O efeito bola de neve já começou e a táctica de esconder a cabeça como a avestruz perante a tragédia zimbabweana, não resultou.
Não tomaram uma atitude perante o que se passa no Zimbabwe,o exôdo aconteceu e como sempre ,quem tá a pagar a factura é o capim, enquanto os elefantes dançam a sua eternização no poder...

23/5/08 6:46 PM  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home