A grande vedeta hoje dos noticiários, das redes sociais e dos blogues do copia/cola/mexerica é Afonso Dhlakama, presidente da Renamo, que, segundo a Rádio Moçambique, se encontra já em Chimoio, de onde partirá de avião com destino a Maputo. Num trajecto meteórico, passa de vilão a herói em muitas das representações sociais que surgem na internet. Em certos jornais oficiais o tom crítico desapareceu, os temas tornaram-se outros, despolitizados. Foto reproduzida daqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Terá conseguido "multipartidarizar" a economia e os Direitos Humanos?
Se afirmativo é o herói nacional das próximas gerações, as que nascerão sem o jugo mono presente até no simples acto de respirar neste ultimo meio século.
PS: julgo de um pedantismo sem medida a designação de "matas" a certas localizações geográficas do território nacional.
Enviar um comentário