Terceiro número da série. Entro no segundo ponto do sumário proposto aqui: 2. A concepção de massa. Escrevi no número anterior que o cartaz deve ter duas grandes funções: a de exibir um pedido (votem em mim) e a de oferecer uma intimidade especial, como que protectora (eu protejo-vos e dou-vos o futuro). Ora, a ideia central na distribuição de cartazes consiste em distribuí-lo o mais massivamente possível, em colocá-lo não importa onde, por todo o lado. Nessa ideia central figura a concepção de que quanto mais cartazes houver, mais as pessoas se interessam por eles, mais as pessoas avaliam o poder do partido distribuidor.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
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