Frelimo, Renamo e MDM continuam a tentar facebookar as suas mensagens. A página do primeiro partido está agora mais activa aqui, mais interveniente desde que há dias fiz o ponto de situação, aqui. A da Renamo está desactualizado e pobre, aqui. Activa permanece a página do MDM, com muita ilustração fotográfica, actualizada permanentemente, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
As mensagens dos três candidatos a PR podem ser sintetizadas da seguinte forma:
-A promessa de um paraiso na terra ao ritmo de dança das nossas domesticas Beyonces (Frelimo) Os militantes realçam o sorriso e a beleza do seu candidato como criterio de capacidade governativa.
-Compromisso de redistribuição justa do bem estar nacional atraves do trabalho (MDM). Uma parte importante dos seus militantes têm consciência do que e quanto está mal mas o Partido nao cresceu por falta de recursos e Liderança.
-A promessa de um Estado.
Saído de uma recente vitoria militar, o candidato (da Renamo) é o único cujo discurso encerra algum sentido de Estado e do qual se reconhecem,ainda que tenuemente, os princípios universais da Democracia. Os militantes como que vivendo numa bolha de oxigenio após um estado de coma, ressuscitam destemidos mas reconhecem a fadiga no seu heroi sem sucessores.
PS1: Uma coligação entre a Renamo e o MDM fundada com o objectivo de multipartidarizar a economia moçambicana era capaz de colocar o Partido Frelimo na oposição em2014.
Enviar um comentário