No "Príncipe" de Maquiavel: "Por isso, a melhor fortaleza que possa existir é o não ser odiado pelo povo: mesmo que tenham fortificações elas de nada valem se o povo te odeia, eis que a este, quando tome das armas, nunca faltam estrangeiros que o socorram."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Maquiavel falou sempre ao contrário daquilo que queria dizer e ser assim na vida é ser-se maquiavélico.
Prefiro mais o jeito do Samora Machel quando dizia sem maquiavelismos que era preciso combater os corruptos, os infiltrados e os sabotadores que dão cabo da vida do povo com o nosso consentimento, com o nosso desleixo, com a nossa indisciplina e parece que é isso que está acontecendo.
A melhor bitola é o povo por mais que sejam duvidosos alguns software eleitorais.
PS:Já custa perceber a veia de Estado monopartidário que um partido teima em defender até a troco de sangue. Que pretende?
Nesses antigos tempos ainda não havia "FIRes".
Enviar um comentário