21 novembro 2013

Diário de campanha (11)

Décimo primeiro número da série. A versão digital do "Notícias" de hoje não apresenta ainda resultados parciais das eleições ontem realizadas e não refere a existência de anomalias. Confira por exemplo as secções "Política" e "Sociedade", aqui e aqui. Enquanto isso, o "@Verdade/Facebook" refere a morte de três pessoas em Quelimane, dois jovens e uma criança. Aqui. Por outro lado, o "Canal de Moçambique/Facebook" apresenta os resultados parciais de algumas mesas de votos, aqui, aqui e aqui. Portal da "Rádio Moçambique" está por agora desactualizado (mas fica frequentemente inoperacional). Aqui. Por fim, recebi esta madrugada do jornalista António Zefanias do "Diário da Zambézia" a seguinte primeira mensagem: "Na cidade de Quelimane, Manuel de Araújo avança com larga vantagem e os jovens estão na rua gritando". Há momentos recebi esta segunda: "Manuel de Araújo lidera em todas as mesas de voto. Jovens na rua gritando".  E numa terceira mensagem: "MDM com larga vantagem também" (imagem reproduzida daqui)
(continua)
Adenda às 05:35: não consigo obter resultados parciais de Sofala. O "Diário de Moçambique", sedeado na Beira, está permanentemente inoperacional.
Adenda 2 às 05:37: o portal do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral está desactualizado. Aqui.
Adenda 3 às 05:47: a actuação da Força de Intervenção Rápida aparece reportada com grande regularidade em vários órgãos de informação.
Adenda 4 às 05:54: resultados parciais de uma mesa de votação na Matola, aqui.
Adenda 5 às 06:18: fez hoje 30 dias que o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, não é visto em público.
Adenda 6 às 06:44: por hipótese, a Frelimo deverá ganhar a maioria das 53 autarquias, seja nos edis, seja nos partidos. Mas perderá Beira, Quelimane e, provavelmente, mais dois ou três municípios, entre quais Mocuba. Em Maputo e Matola, os candidatos a edis da Frelimo e do MDM deverão obter resultados muito próximos, mas a Frelimo poderá ficar bem mais no topo no tocante a partidos. O MDM deverá crescer e enraizar-se ano após ano. A Renamo poderá desaparecer como partido nos próximos dois anos se não renovar os seus membros e produzir candidatos para o futuro fora dos carris castrenses. Os resultados finais das presentes eleições provavelmente serão um prenúncio dos resultados das eleições gerais do próximo ano.
Adenda 7 às 06:48: disse-me alguém que estamos hoje diante de novas gerações, com outro tipo de aspirações, críticos da história e dos lugares-comuns, ansiosos por um futuro diferente. Pode ser uma boa hipótese. A este nível, provavelmente fará sentido analisar o perfil dos candidatos a edis, deverei escrever um pouco sobre isso na continuidade da minha série intitulada Propaganda eleitoral pelo vestuário.
Adenda 8 às 06:59: a intervenção sistemática da Força de Intervenção Rápida poderá fragilizar a Frelimo no tocante à legitimidade popular. Recordo esta minha postagem de 03 de Março de 2011: "Como explicar o forte grau de confiança e de legitimidade de que goza a polícia britânica? Dois sociólogos mostram que a capacidade da polícia de inspirar confiança é ao mesmo tempo prova da sua aceitação e da sua eficácia. Uma polícia que inspira medo priva-se da participação dos cidadãos na produção da ordem social."
Adenda 9 às 07:31: o clássico padrão da pesada propaganda política alicerçada nas vistosas comitivas motorizadas, nos panfletos e nos cartazes colados em todo o lado, nas capulanas e nos bonés de distribuição gratuita e nos espectáculos musicais está, em meu entender, ultrapassado.
Adenda 10 às 07:41: não está nada fácil saber dos resultados parciais na Beira.
Adenda 11 às 07:52: quanto mais demorar a divulgação oficial dos resultados parciais, mais forte será a desconfiança popular.
Adenda 12 às 08:10: segue logo abaixo a primeira página do "Wamphula Fax" de hoje (amplie a imagem clicando sobre ela com o lado esquerdo do rato):
Adenda 13 às 09:02: na cidade de Tete, com resultados parciais apurados de noite e graças ao informe que me foi dado por um jornalista, o candidato da Frelimo soma 19.593 votos, o do MDM soma 10.605. Partidos: Frelimo soma 19238 e o MDM, 9841. A cidade tem 39 mandatos.
Adenda 14 às 09:30: os resultados parciais poderão ser conhecidos ainda esta manhã.
Adenda 15 às 09:37: recebi a informação de que Deviz Simango e o MDM venceram folgadamente na cidade da Beira. Mas não tenho confirmação.
Adenda 16 às 09:55: os repórteres da "Rádio Moçambique" têm estado a transmitir resultados parciais.
Adenda 17 às 09:58: alguns resultados parciais aqui.
Adenda 18 às 11:47: despacho de um jornalista sedeado na cidade da Beira, a meu pedido: "O MDM e o seu candidato a presidente do município da Beira seguem em frente no apuramento parcial dos votos. Numa altura em que 75 por cento das mesas de voto já foram processados, dados disponíveis indicam que Daviz Simango arrecadou 49.672 votos, contra 21.143 do seu adversário, Jaime Neto, candidato da FRELIMO. No que diz respeito à Assembleia Municipal, a Rádio Moçambique apurou que o MDM tem 29.422 votos, a FRELIMO 14.216 e o PARENA 204 votos. Importa salientar que estes dados são preliminares, na medida em que prossegue o apuramento à boca das urnas. No total, foram instaladas na autarquia da Beira duzentas e noventa e uma mesas de voto."
Adenda 19 às 12:13: aguardo receber resultados parciais de Quelimane.
Adenda 20 às 13:07: confira resultados aqui.

1 comentário:

Salvador Langa disse...

Onde arranja engenho e tempo para este festiva?