"Praça Tahrir no Cairo, Praça Verde em Tripoli, Praça Syntagma em Atenas e agora Parque Zuccotti em Nova York - a ira popular contra as elites entricheiradas no poder espalha-se pelo mundo." - um trabalho na Reuters, aqui. Para traduzir, aqui. Foto reproduzida daqui. Confira ainda na Carta Maior, aqui. E no portal do movimento, aqui. Recorde passagens neste diário aqui. A terminar, saiba de protestos em Paris, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
A nossa imprensa continua a prestar nula ou pequena atenção ao fenómeno. Ora aqui está, quanto menos se falar disso melhor não é?
Naturalmente há que não goste destes cenários, os altifalantes dos poderes esforçam-se a dizer que são cenários que os Africanos não querem.
A liberdade e a melhoria da vida são frutos da luta.
Eu pegunto agora. Tres semanas depois, o que e que mudou em Wall Street? E depois da eleicoes nos EUA, o que mudara?
Uma vez mais, um sentimento comum contra injustica social foi absorvido pelas agendas dos gurus da politica mundial. Vimos isso no Egipto, na Libia, Siria. Agora, em Wall Street...amanha, no Irao. Estejam atentos a CNN.
Que pena.
Enviar um comentário