16 outubro 2011

"Ocupar Wall Street" na China

Segundo o portal chinês Utopia, pensionistas de Zhengzhou, cidade chinesa de 7,1 milhões de habitantes, manifestaram-se dia 6 oferecendo suporte ao movimento "Ocupar Wall Street". Portal em chinês aqui, portal com fotos em inglês aqui. Para traduzir, aqui. Recorde neste diário aqui e aqui.
Adenda às 11:04: em Nova York, o prefeito Bloomberg recuou na intenção de desalojar os manifestantes da Praça Liberdade. Aqui.
Adenda 2 às 14:59: ABCNews, aqui.
Adenda 3 às 15: FOX6 aqui.
Adenda 4 às 18:29: duas frases no blogue do Paulo Granjo a propósito da manifestação em Lisboa, aqui.

6 comentários:

TaCuba disse...

http://www.canalrh.com.br/revista/revista_artigo.asp?o=%7B272A8E25-A594-4215-B5D4-917BB47AC07B%7D

"Há mais de 1,6 bilhão de pessoas conectadas no planeta, de acordo com a International Data Corporation (IDC). Essa multidão gera dez petabytes de informações diariamente, quantidade equivalente a oito vezes o conteúdo das bibliotecas dos Estados Unidos. Entre os celulares, são 4 bilhões de aparelhos em operação, informa a Telecoms & Media. A tecnologia está em todos os lugares, as pessoas falam, blogam, twittam, porém, no final das contas, a eficiência dessa comunicação ainda é uma incógnita. Ao invés de navegar, as pessoas podem naufragar no mar das informações."

Xiluva/SARA disse...

Fico espantada com a rapidez com que as coisas se comunicam e se sabem!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A magia da comunicação: os telemóveis e a NET são, indubitavelmente, a MAIOR invenção da história!

(Paulo Granjo) disse...

Viva, Carlos.
Em http://antropocoiso.blogspot.com/2011/10/as-duas-melhores-frases-que-li-ontem-na.html partilhei um conjunto de imagens da manifestação de ontem, em Lisboa, que pode querer também partilhar aqui no seu blogue.
Um abraço!

Carlos Serra disse...

Leia a minha adenda 4...

ricardo disse...

Uma preocupacao comum a todos os indignados e candidatos a indignacao (eu inclusive). Porque e que a classe media tem de ser sacrificada para salvar e reforcar o poder financeiro mundial?! Eis a questao.

Respostas possiveis?

Alterar o paradigma financeiro mundial assente no Dolar, sustentado no Crude. Dilema. Se se regressar ao Ouro como commodity de referencia? O preco a pagar era ter os EUA na bancarrota. Que alternativa ao dolar hoje? Nenhuma, nem o Euro, Rublo e Yuan tem pujanca para voos de longo curso fora das hermeticas fronteiras da sua esfera economica.

Alternativa derradeira A (visao esquerdista). Regresso da Comuna de Paris e todos recebem por igual. Efeito: guerra civil mundial prolongada. Alternativa derradeira B (visao direitista). Conflito armado mundial convencional de media duracao. Efeito: dar mais empregos e aumentar o consumo energetico mundial, potenciando o dolar. Alternativa C, a mais correcta na minha opiniao. Convencer o capital a transferir a commodity de referencia para questoes ambientais, apostando em energias nao fosseis, como se pretendeu fazer em Copenhaga. Juntando o util ao agradavel...Quem e que ficaria a perder? A classe alta dos emergentes (BRICS) cujo esforco economico se sustenta essencialmente no crude e no carvao. E os trabalhadores (na definicao de Marx) ganhariam alguma coisa? Quase nada, mas salvava-se certamente a classe media!

Pois e. A classe media, aquela que afinal e a responsavel pelo consumo e pelo progresso economico e social de todas as nacoes do mundo. Que justifica a existencia de servicos.

Ja se imaginaram o que seria ter apenas uma classe alta e outra baixa. Eu ja: Patricios & Plebeus. Ou nao classes. Eu ja: Khmer Rouge.

Que haja tino nas nossas cabecas!