O conceito de descentralização guarda uma enorme disponibilidade secreta para nos levar a pensar que só surge quando decretada de cima, o que, em última análise, significa que os actores de baixo são incapazes de, eles-próprios, se descentralizarem no sentido de serem autónomos, de serem sujeitos, de serem produtores de permanente e genuína historicidade.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Dividir para reinar...
Os poderosos gostam de tirar o raciocínio aos governados. Uma maneira consiste em dizer-lhe que precisam de autonomia municipal para depois em momentos decisivos quando surgem vozes independentes dizerem "mas isto é do estado!"
Ora aqui está, decidir no primeitro andar.
Enviar um comentário