Obrigado ao CSJ pelo envio da foto. Bonita atitude a da RTPInternacional. Sobre Samora Machel, aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
11 comentários:
Quando recebi esta foto do irmão do autor (Arrone Fijamo Jr.) escrevei citando o Dr. FZM o seguinte: "a ignorância não tem latitude, não tem etnia".
Zicomo
No Facebook as pessoas chamaram esse jovem de idiota e outros nomes, e eu nao vi nada de estranho em um "Tuga" errar essa pergunta..
Um estrangeiro não saber quem foi samora Machel é tão normal quanto um moçambicano não saber quem foi Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais!
Concordo parcialmente consigo BackstageEL. Acho, entratanto,meio injusta a comparação que faz. Samora esteve vivo no tempo desse jovem, agora o tal de Sidónio Bernardino Cardoso da Silva Pais foi de tão longe no tempo. Esse jovem até que não estava muito longe da resposta. Pelo menos sabia que Samora não foi uma figura portuguesa ou brazileira, sabia também que Samora foi um estadista africano. Só lhe faltou detalhes.
Acabo de receber no meu mail a seguinte mensagem:
"Ele já sabia que foi um presidente africano, nada mal acho; quantos da rapaziada "tuga" universitária podia responder a essa pergunta hoje? Nem metade acho. Aliás, não tenho a certeza que todos os moçambicanos de menos de 18 anos fossem capazes de responder certo a mesma pergunta?
E quantos jovens moçambicanos de hoje sabem quem foram Salazar e Caetano?"
Pois é...
Zicomo
Perguntem aos jovens mocambicanos se sabem que e Cavoco Silva. Tenho certeza que mais de 90% nao o conhece. Por isso nao me espanta que um portugues nao saiba quem foi Samora. Se ate ha muita gente em portugal e em outros paises que nem sabem onde mocambique se localiza....
Errar faz parte do processo de conhecimento. mas mais importante é de factos os Portugueses lembrarem o nosso país.
Tuga feliz!
Temos um pouco a presunção que estamos no centro do Mundo:
> por esse mundo foram há boa gente, com formação, que não sabe onde fica Moçambique, como não sabe onde fica Portugal.
Poderia ter escolhido a opcao "deputado brasileiro"...
Esta geração atingiu a adolescência após o desastre de Mbuzini e tem por isso um envolvimento pouco emotivo com as figuras políticas da época.Para esta geração, tanto a liberdade em Portugal como a independência política dos países africanos constitui um dado adquirido, e as pessoas enfrentam hoje os problemas de acesso ao emprego e à sociedade de consumo. A falta de conhecimentos (sobre Samora ou sobre Salazar, não importa) não significa necessariamente futilidade. Pode traduzir uma escolha pragmática e racional, estabelecida por novos actores sociais, num novo contexto: O mais importante prende-se com os problemas do presente e com as oportunidades que este lhes reserva, nem que seja, ironicamente, por intermédio de um concurso de cultura geral.
PROF.
Façam agora um questionário aos da minha geração com a seguinte pergunta:
Quem é PEDRITO CAETANO???
Verão o resultado desastroço
garanto-vos
Quantas vezes a STV em vesperas de um feriado nacional pergunta o que é o dia 07 de Setembro??? só da para rir
PS.Será que são os professores que são mal formados ou os alunos???
Mário Lithuri
Enviar um comentário