08 julho 2010

"Obesidade mental" (de Andrew Oitke?)

De um livro atribuído a Andrew Oitke, afirmado como pertencendo à Universidade de Harvard, citado por João César das Neves: "(...) a nossa sociedade está mais sobrecarregada de preconceitos do que de proteínas; e mais intoxicada de lugares-comuns do que de hidratos de carbono. As pessoas se viciaram em estereótipos, em juízos apressados, em ensinamentos tacanhos e em condenações precipitadas. Todos têm opinião sobre tudo, mas não conhecem nada." "Os 'cozinheiros' desta magna “fast food” intelectual são os jornalistas, os articulistas, os editorialistas, os romancistas, os falsos filósofos, os autores de telenovelas e mais uma infinidade de outros chamados 'profissionais da informação'. Aqui.
Nota: o meu problema é não ter conseguido encontrar na internet qualquer referência a Andrew Oitke e à editora do livro. Completamente bizarro. Alguém tem melhor sorte do que eu?

12 comentários:

Anónimo disse...

Parece ser sempre esse mesmo trecho o encontrado em todas as citações sobre o suposto autor e nada mais sobre o livro ou ele na web. Estranho mesmo. Será que existe?

umBhalane disse...

Se o Prof. João César das Neves o cita, existe mesmo.

Anónimo disse...

Melhor é mesmo contactar o próprio João César das Neves. Essa de que se ele o cita, é porque existe mesmo, não vale um tostão.
Trata-se do João César das Neves, economista e docente universitário português? Trata-se do João César das Neves cavaquista? Melhor é contactá-lo.
TS

V. Dias disse...

Grande trecho. Grande verdade.

Zicomo

umBhalane disse...

Penso que se trata do Prof. João César das Neves, Prof Catedrático da U. Católica.

De minha inteira responsabilidade vou acrescentar alguns adjectivos/qualificativos, m/responsabilidadae, ok?:

- Branco, com mentalidade católica conservadora, logo imperial-colonial-fascista, racista, fascista, cavaquista, e muitos outos istas/ismos.

Esse mesmo!

Anónimo disse...

Penso q J.Neves esta aqui a pregar uma rasteira aos "juizos apressados".

Andrew Oitke= August Oetker ?

Dr.Oetker e os fermentos.

Sera`?

Anónimo disse...

1. Mais importante do que a "nominação" do autor da citação, parece-me ser o seu conteúdo: são ou não ideias capazes de provocar debate? Se sim, debatam-se as ideias e "marimbemo-nos" para o autor.
2. Para os mais interessados em saber se o Autor é/ou foi Professor da Universidade de Harvard, não é dificil obter o email da Universidade e fazer-se uma consulta.

umBhalane disse...

Amen.

ricardo disse...

Com feito, o tal Prof. Andrew Oitke e como o monstro de Loch Ness.

Muito falado, mas jamais visto. Inclusive em Harvard.

Por outro lado, Obesidade associada a doenca Mental e um campo vastissimo da Psicologia. Mas, claro esta, estamos a falar de um antropologo e suas reflexoes sobre o mundo global.

O que me leva a concluir que o Professor tambem foi "pescado" na rede da "Mental Obesity", tal como os blogueiros que V. antecederam.

Se reparar, todos reproduzem textualmente a mesma noticia, virgulas incluidas. E todos, previsivelmente, fazem-no com a conviccao suprema que descobriram um novo campo de estudo jamais ouvido, quando afinal, eles proprios e que estao sendo estudados.

Uma autentica parodia.

MCA disse...

Independentemente de concordar (totalmente ou em parte) com o conteúdo, é preciso esclarecer que este texto:
- Não é de João César das Neves
- Circula na net pelo menos desde 2005 (http://obesidademental.blogspot.com/2005/05/no-estamos-ss.html )
- É duvidoso que esse Andrew Oitke exista, sequer (basta fazer uma pesquisa no Google)

Infelizmente, há pessoas que gostam de espalhar as suas próprias opiniões colocando-as da boca de figuras supostamente públicas.

Só para dar o seu a seu dono (ou não...)

joão boaventura disse...

O artigo é de facto do catedrático da Universidade Católica de Lisboa, e foi publicado no Diário de Notícias, em 22.03.2004.

O autor é muito contestado no meio mediático e social, pelo que escreve, e encontrou na efabulação de uma referência fictícia estrangeira, um virtual catedrático americano, uma forma de dar maior credibilidade ao que escreve contra os que o atacam.

Nos meios mais restritos terá revelado os ficcionados autor e trabalho.

O Andrew Oitke terá sido o seu pseudónimo.

Anónimo disse...

Acho isto tudo muito estranho...
No blog Kaviraj.org, de autoria de Jussara Corrêa, lá está na secção "Articles - The spirituality and sexuality in harmony" o artigo "Mental Obesity", mas desta vez sem qualquer menção a João César das Neves. Em inglês e em português...