Na última página do semanário "Savana" existe sempre uma coluna de saudável ironia que se chama "A hora do fecho". Naturalmente que é necessário conhecer um pouco a alma da vida local para se saber que situações e pessoas são descritas. Deliciem-se com "A hora do fecho" desta semana, da qual ofereço, desde já, um aperitivo:
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Gostaria de ter uma legenda dos termos usados nesta secção deste jornal. Por exemplo: tsunami, tsunami2, cachimbo e todos os outros! Alguém os conhece todos?
É para já companheiro sputnik -
tsunami 1 é Ivo Garrido
tsunami 2 é Helena Taipo
Cachimbo é Guebuza
(o companheiro esclarecedor)
6 helicópteros para ir a Boane!!!
Sem comentários.
Vamos acabar com a pobreza absoluta. Vamos...
Zicomo
O problema é aproveitamento da falta de conhecimentos da maioria da populacão mocambicana, por exemplo cálculos dos custos de 6 helicópteros só para percorrer 30 km. E porque não há esse cálculo até os helicópteros, tambem responsáveis pela permanente pobreza, podem fortalecer o poder de quem os usa.
Há semanas discuti com jovens no Mercado da Baixa de Nacala-Porto sobre essa matéria.
Enviar um comentário