No seu noticiário das 12:30, a Rádio Moçambique noticiou que homens munidos de armas de fogo assaltaram um posto da Electricidade de Moçambique situado no Infulene, periferia da cidade de Maputo, roubando o dinheiro colectado aos contribuintes. O assalto soma-se aos dois noticiados hoje neste blogue e ao ocorrido em Tete. Tudo leva a crer que estamos diante de um sismo de grande criminalidade. Interrogo-me sobre a origem da armas de fogo, pistolas e metralhadoras. Este é um tema raramente abordado.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
7 comentários:
Prof. não só, será que as empresas de segurança privada servem para o que foram instituidos no País? porque estes crimes todos acontecem sob olhar impávido e fragilizado pelos bandidos, eu acho que a segurança deve começar no indivíduo já que ninguém tomar conta do recado! (ti woneli makweru) Cuida-se irmão.
A outra coisa que acho que merece as estatísticas da PRM deveriam nos fornecer são as quantidades de pessoas inocentes apanhadas por ditas balas perdidas? mesmo disparadas pela nossa PRM?
Prof.
A policia sera que tem controle das suas armas?
O seu arsenal esta seguro?
Sao muitas perguntas Prof. que deveriamos fazer
Mario Lithuri
Quem sera o bodi expiatoria desta vez.... Ja que o chauque esta fora de acçao?
Muta utwa munho
xicoxa
Situação deveras preocupante.
Zicomo
PS: Bem vindo caro Xicoxa ao Diário de um Sociólogo.
Só pode ser de origem externoa.
Ué, Moçambique não fabrica armas.
Só pode mesmo - a mão invisível.
Zicomo Viarito Dias
Xicoxa
Policias gangsters vs Gangsters policias. As duas faces da mesma moeda.
E que tal pensarmos que os assaltos foram uma reaccao as declaracoes do director da PIC, segundo as quais, ja haviam sido instruidos e encaminhados ao Ministerio Publico os processos sobre os assassinatos de policias ocorridos neste ano?!
Coisas Ku-Klux-Klanianas acontecendo debaixo das nossas barbas...
Enviar um comentário