No "Ponto Certo" de hoje, aqui. Teria sido interessante registar o prisma de um porta-voz da Frelimo.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
É o óbvio.
Zicomo
Se isto fosse em Xai-Xai podiamos ainda duvidar que a Frelimo estava se afundando naquela cidade. O que podemos procurar avaliar é se esta pretensão da Frelimo e atitude do Tribunal Provincial de Sofala não desgasta o Partido mesmo em zonas fora e longe da Cidade da Beira, pois que o problema não se resume na Beira e muito menos aos 15 ou 17 edifícios daquela urbe. A questão leva-nos a imaginar do que está acontecendo nos municípios em que a Frelimo governa sem cessação. Os conselhos municipais continuam com alguma propriedade???
Por outro lado, a questão leva-me/nos a ter receio que um dia saberemos que os edifícios onde funcionam as instituicões públicas, incluindo a Ponta Vermelha pertencem à Frelimo ou a um membro proeminente da Frelimo.
NOTEMOS que com o Caso Aeroportos, ficamos a saber que a Escola Central da Frelimo foi renovada por dinheiro daquela empresa pública.
Se houver vontade, até deste caso podemos obter mais revelacões. Eu pelo menos já sei que a Procuradoria Geral da República devia ir investigar casos de algumas sedes da Frelimo ainda no centro do país. Mas se a PGR não faz, os partidos políticos e a sociedade civil podem fazer uma investigacão e DENÚNCIA.
Portanto, a Frelimo levará à forca os edifícios da Beira, mas será que ela não sairá DESGASTADA e mesmo prejudicada? Talvez não, já que somos um povo...
NOTA: No sábado é o dia das nacionalizacões.
Nacionalizações são diferentes de usurpações, roubo, assalto, fraude, extorsão, rapinagem.
Mas isso faz parte do ADN dos que fugiram do Mfecane, Difaqane, Lifaqane não é?
Todos sabemos.
Precisa-se de um acordo semântico da Língua Portuguesa, URGENTE.
Esse sim, deve ser prioritário, URGENTÍSSIMO.
Enviar um comentário