
Nota: o meu problema é não ter conseguido encontrar na internet qualquer referência a Andrew Oitke e à editora do livro. Completamente bizarro. Alguém tem melhor sorte do que eu?
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
12 comentários:
Parece ser sempre esse mesmo trecho o encontrado em todas as citações sobre o suposto autor e nada mais sobre o livro ou ele na web. Estranho mesmo. Será que existe?
Se o Prof. João César das Neves o cita, existe mesmo.
Melhor é mesmo contactar o próprio João César das Neves. Essa de que se ele o cita, é porque existe mesmo, não vale um tostão.
Trata-se do João César das Neves, economista e docente universitário português? Trata-se do João César das Neves cavaquista? Melhor é contactá-lo.
TS
Grande trecho. Grande verdade.
Zicomo
Penso que se trata do Prof. João César das Neves, Prof Catedrático da U. Católica.
De minha inteira responsabilidade vou acrescentar alguns adjectivos/qualificativos, m/responsabilidadae, ok?:
- Branco, com mentalidade católica conservadora, logo imperial-colonial-fascista, racista, fascista, cavaquista, e muitos outos istas/ismos.
Esse mesmo!
Penso q J.Neves esta aqui a pregar uma rasteira aos "juizos apressados".
Andrew Oitke= August Oetker ?
Dr.Oetker e os fermentos.
Sera`?
1. Mais importante do que a "nominação" do autor da citação, parece-me ser o seu conteúdo: são ou não ideias capazes de provocar debate? Se sim, debatam-se as ideias e "marimbemo-nos" para o autor.
2. Para os mais interessados em saber se o Autor é/ou foi Professor da Universidade de Harvard, não é dificil obter o email da Universidade e fazer-se uma consulta.
Amen.
Com feito, o tal Prof. Andrew Oitke e como o monstro de Loch Ness.
Muito falado, mas jamais visto. Inclusive em Harvard.
Por outro lado, Obesidade associada a doenca Mental e um campo vastissimo da Psicologia. Mas, claro esta, estamos a falar de um antropologo e suas reflexoes sobre o mundo global.
O que me leva a concluir que o Professor tambem foi "pescado" na rede da "Mental Obesity", tal como os blogueiros que V. antecederam.
Se reparar, todos reproduzem textualmente a mesma noticia, virgulas incluidas. E todos, previsivelmente, fazem-no com a conviccao suprema que descobriram um novo campo de estudo jamais ouvido, quando afinal, eles proprios e que estao sendo estudados.
Uma autentica parodia.
Independentemente de concordar (totalmente ou em parte) com o conteúdo, é preciso esclarecer que este texto:
- Não é de João César das Neves
- Circula na net pelo menos desde 2005 (http://obesidademental.blogspot.com/2005/05/no-estamos-ss.html )
- É duvidoso que esse Andrew Oitke exista, sequer (basta fazer uma pesquisa no Google)
Infelizmente, há pessoas que gostam de espalhar as suas próprias opiniões colocando-as da boca de figuras supostamente públicas.
Só para dar o seu a seu dono (ou não...)
O artigo é de facto do catedrático da Universidade Católica de Lisboa, e foi publicado no Diário de Notícias, em 22.03.2004.
O autor é muito contestado no meio mediático e social, pelo que escreve, e encontrou na efabulação de uma referência fictícia estrangeira, um virtual catedrático americano, uma forma de dar maior credibilidade ao que escreve contra os que o atacam.
Nos meios mais restritos terá revelado os ficcionados autor e trabalho.
O Andrew Oitke terá sido o seu pseudónimo.
Acho isto tudo muito estranho...
No blog Kaviraj.org, de autoria de Jussara Corrêa, lá está na secção "Articles - The spirituality and sexuality in harmony" o artigo "Mental Obesity", mas desta vez sem qualquer menção a João César das Neves. Em inglês e em português...
Enviar um comentário