Dois cientistas norte-americanos, Paul Drain e Michele Barry, da escola de Medicina da Universidade de Stanford, escreveram na prestigiada revista Science sobre o sistema de saúde cubano. "Apesar de meio século de bloqueio, Cuba possui melhores resultados em saúde pública do que a maioria das nações da América Latina." - afirmaram, acrescentando que os Estados-Unidos deveriam aprender com esse sistema. O país possui a mais alta taxa de expectativa de vida (78,6 anos), o maior número de médicos por habitantes (59 para cada 10 mil) e a menor taxa de mortalidade infantil (cinco para cada mil nascimentos) e entre crianças (sete em mil). Confira em inglês aqui, aqui e, em português, aqui. Imagem reproduzida daqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
Saude...Educacacao... e Desporto...
Os tres estandartes dos regimes totalitarios como o Cubano!...
Vide o que foram a Uniao Sovietica e a Alemanha Nazi, a Proletaria e de um modo geral, todo o COMECON.
Sao factos irrefutaveis que se mantem intocaveis, como pedra roseta para fundamentacao do regime politico actual, MAS SAO APENAS ESTATISTICAS. Porque afinal, se formos a ver, tirando as clinicas onde os milionarios yankees pagam balurdios para retardar doencas e envelhecimento, tudo o resto e um muro de lamentacoes. O ambulatorio Cubano existe, mas as prateleira estao vazias ou os medicamentos sao ineficazes. O segredo do sistema de Saude cubano talvez esteja na cidadania sanitaria que faz com que periodicamente os habitantes da Ilha tenham o costume de fazerem check-ups a Saude, que sao, como se sabe gratuitos. E dessa maneira, prevenir problemas mais graves de saude no futuro. Eis um possivel explicacao para tao pronunciada longevidade. No Mocambique dos anos 80 (antes da guerra), tambem encabecamos estatisticas na Saude e Educacao em Africa. Pese embora no Desporto, talvez pela falta de intercambio com o exterior, tenhamos vivido na ilusao das velhas glorias do passado colonial durante muito tempo. Para alguma coisa deveriam prestar regimes destes, ou nao tivessem tido (ou ainda tenham) inumeros seguidores neste mundo.
Um check & balance social que cada Cidadao do Mundo deve fazer cada vez que tiver que eleger seus lideres politicos.
Não quero dizer mais do que isto: afinal a ditadura não é um péssimo sistema!!!
Que mais pode querer um país quando tem uma educação a funcionar, a saúde a funcionar em pleno, o desporto idem, a justiça, para os olhos dos cubanos, idem...
E no capitalismo???
Zicomo
Que mais pode querer um cidadão que tem educação, saúde, desporto e justiça... pergunta interessante. Que mais pode um cidadão querer se não LIBERDADE!!! Educação, saude, desporto e justiça tudo é bom para podermos disfrutar da vida, da nossa liberdade. Caso contrario, de muito pouco servem...
O que podemos dizer de um sistema que educa as pessoas para depois elas serem pobres? Que educação é essa? A Educação serve para produzirmos coisas boas e podemos disfrutar delas (e aqui falo de tudo desde a tecnologia para o trabalho até ao lazer).
Um abraço ao povo cubano que vive todas as dificuldades de um socialismo caduco...
Eu apoio o sistema cubano, porquanto entendo que o embargo que os "indomáveis" impuseram à ilha dificulta o desenvolvimento daquele país.
Não fosse isso, garanto que aquela ilha estaria a atingir desenvolvimento igual ou superior a dos EUA. Tudo isto depende dos "leões", no dia em que deixarem de policiar o mundo, Cuba, Zimbabwe e outros países "de mão dura" estará tão desenvolvido quanto eles.
Os cubanos não são pobres, pelo menos não há casos tão gritantes como o nosso, de bolsas de fome, de pessoas a morrer por falta de comida, água, etc...Recebo notícias de Mutarara, até parece que aquele distrito é o segundo Darfur.
Há gente sem saber ler e escrever. Por acaso é este o sistema bom para o seu povo? Tem liberdade mas morre sem esperança. Cuba há liberdade, desde que as pessoas pensem como o regime quer, isso é normal.
Nos EUA quem não pensar como eles, acabava mal. O mundo é assim. NA TERRA DE SAPOS? CARCOMA COMO ELES, disse MAZANGA.
O Governo de Ian Smith deu mais educacão, mais saúde e mais desporto aos zimbabweanos do que Mugabe, mas não foi isso que impediu a luta para derrubar Smith e nem isso que tira o apoio do Chamuale ao Mugabe.
AAS
http://multimedia-tv-mesaredonda.cubasi.cu
aí está o comandante é rijo como o "pau" em 12 de julho de 2010.
AAS
é vergonhoso quando um moçambicano critica a Cuba. Este pais, o Zimbabwue, o Iräo e ..., säo os paises independentes do sistema que lidera o mundo.
E hà pessoas, representadas pelo anonimo "3:29pm" que acham que a riqueza deve ser apenas vista através do seu ponto de vista.
Se tenho boas condiçöes para a minha formaçäo, boas condiçäoes para os meus cuidados médicos e uma alta taxa de expectativa de vida, o que me falta? Liberdade de expressäo para manifestar a minha ignorância? Um mercedes Benz, um BMW, um "Chrisler" e... para a ostentaçäo? Quatro castelos para a satisfaçäo dos meus problemas sàdicos?
Deus do céu, em Moçambique a qualidade de ensino està com uma doença grave, o sistema de saùde idem, e tantos outros broblemas "graças" aos quais fizemos parte dos paises mais probres do planeta, e ostentamos o distico de pais democratico.
Do meu ponto de vista, temos muitos problemas internos que se fossemos sérios näo osariamos falar de Cuba com muita falta de respeito.
Félix
A RDA tambem era assim. E ha quem pense que tudo deveria voltar a ser o que era. Mas porque? O que e que perderam de tao vital, esses senhores?
Acho tudo muito bonito, mas gostaria de ver a cara de alguns que por ai pululam se lhes fosse dito que o seu salario eram apenas 100 US$, em nome da Revolucao. Que tivessem de usar duas moedas oficiais no mesmo pais. O Peso para os comuns dos mortais. E o Chavitos para os abastados (com dolares) e estrangeiros, enquanto o grande lider drena a fortuna para a terra dos seus avos (Espanha).
Gostaria mesmo de ver a cara de alguns directores nacionais da nossa terra se lhes fosse sugerido ir para o trabalho na mesma viatura com os seus subordinados, ou mesmo em Ntxopela (Bajaj). Dava tudo para ver isso aqui, chefes de reparticao a irem trabalhar de bicicleta com um sorriso nos labios, ouvindo Fidel dizendo " Vamos bien. Paseos en bicicleta? Muy bueno para la salud..."
Queria a ver chipala de alguns se lhes fosse dito que o Mundial de futebol seria transmitido na rua, junto a um pequeno televisor preto-e-branco alimentado a bateria de camiao, porque o seu bairro anda as escuras a varios dias. Fantastico, nao e? E belas mamanas enrolando charutos (PUROS) pelas coxas animadas nao por musica, mas por longas e fastidiosas leituras em voz alta dos escritos de Marx, Engels, Lenine e ... Fidel pelo comissario politico da fabrica numero XPTO que recebe salario superior aos demais, por fazer apenas isso. LER!
Queria ver se ainda assim apareceriam por ai os arautos da justica social (ista) a bradarem aos quatro ventos as maravilhas de se viver en CUBA HOY...
Nao sou apologista do bloqueio americano, mas nao sou tao idiota para nao perceber que a unica razao de ser do regime e a persistencia desse mesmo bloqueio. E isso viu-se a anos atras, quando os EUA abriram as torneiras permitindo que os cubanos levassem dolares para a Ilha, o regime endureceu seu discurso anti-yankee. E porque? Porque sem um inimigo visivel, nada mais lhes restaria senao mostrar a sua caducidade como sistema politico. Tal como o MPLA hoje nos revela em Angola sem a UNITA.
O romantismo e uma coisa fantastica que ate da para fazer belos poemas, porem nao enche estomagos e muito menos engorda estatisticas pouco crediveis.
Dixit
P.S.
Detalhe: veja-se na foto como o novo-velho e o velho-novo coabitam naturalmente em Cuba. Um carrao americano dos anos 50 de antes da Revolucao e o unico luxo que 80% dos cubanos podem ter. Carros recentes (e recondicionados) so para os membros do aparato de seguranca (1/5 dos cubanos estao de algum modo ligados a ele) e do bureau politico!
Onde e que ja vimos isto?...
Eu entendo que a liberdade de movimentos, a movimentação de pessoas, deve ser inquestionável - PLENA.
Pelo menos esta.
Há pessoas, como eu, altamente suspeitas, que advogam mais - também a de bens, capitais, ideias,...
Mas, e restritamente, a de pessoas, entendo inquestionável, básica, indiscutível.
Pergunta.
- Não há aviões (barco seria fastidioso, e já não se usa) para, e de, Cuba, e afins.
Seria interessante.
Bora lá.
É dificil explicar...
Nenhum cubano diz mal de Fidel ou de Cuba, salvo raras excepções. Porquê???
Perguntem os que estudaram em Cuba se, entre eles, há descontentes? Até criaram associações.
Só entre os meus conto 5 o número de pessoas que estiveram na Ilha de Castro e nenhum deles diz mal de Cuba, muito menos de Samora, apesar de... Porquê?
A mesma coisa não acontece com Guebuza, Chissano, Matsinhe, Chipande, porquê? Podem me explicar?
Quer dizer, bom sistema é aquele, como o nosso, que te dá a ingnorância e a liberdade camuflada de pensar para, sem escapatória, te jogar na sarjeta.
Se meio milhão tem educação, saúde, justiça, 20 milhões estão entregues a sua sorte.
Que liberdade de expressão precisa o povo de Mandimba se depois de dizer o que pensa ao chefe do Estado é condenado publicamente. O caso do mecânico de Muecate é um deles! Cuba não é assim.
Para terminar, o embargo americano está sujeito ao fracasso. Nao acabou com nenhum regime, pelo contrário. Em política não se pode lutar para extreminar o inimigo, este deve acabar sozinho sob pena de ter seguidores. É assim que vejo e entendo a política.
E digo mais, a caridade nao faz a política internacional, engana-se quem pensa o contrário.
Zicomo
Nenhum cubano fala mal de Cuba... Isso deveria ser no minimo estranho. Porque tanta homogeniedade de ideias? Um bom investigador deveria fazer-se essa pergunta. É no minimo estranho. Mas em Cuba isso é possivel. Porque ai de quem falar mal! Ta sempre alguem à espreita. por isso, melhor é mesmo ficar calado, ou falar bem... Na URSS também era assim. So bastou o muro cair e todos começaram a ver que o rei, afinal ia nu... Bom... coisas da vida. é engraçado que em Cuba ninguem fala mal, mas todos tentam fugir daquele mar de rosas que é a Ilha até em camaras de ar... Vejam só como eles gostam de lá estar.
Quanto a nós... nao temos comparação. Moçambique é outro quadrante. Cuba poderia estar melhor e com aquele sistema o que consegue é piorar. E isso é o que está em discussão. Pena para os Cubanos!
Enviar um comentário