24 julho 2010

Dossier "Savana" (1)

Queira consultar a primeira parte de um dossier com peças do semanário "Savana" de 23/07/2010, aqui.
(continua)

2 comentários:

V. Dias disse...

Correios de Moçambique!

O cidadão Basílio Muhate tinha razão num ponto: com estes salários, chorudos, só se pode apanhar poeira.

Para quem está em Matundo, como é o caso do meu conterrâneo Eziquel Ferrão, que nem um "mulamba" ou "pende" consegue tirar do Zambeze para alimentar o seu estômago, a situação é bem pior para zobueanos, que não tem o Zambeze por perto.

Já na capital do país, nos Correios de Moçambique, os salários engordam para uns em detrimentos de outros.

250 mil meticais de salário até não seria nada mau se os Correios de Moçambique atenuasse a morte de milhares de moçambicanos privados de um prato de comida.

"Não se brinca com coisa séria, óh Viriato Dias? Como podes estar a dizer-me que um país daqueles (Moçambique) há gente a morrer de fome? E gente a receber tanto dinheiro que nem eu e os meus colegas, que descontamos do nosso salário para que o nosso Governo (português) enviar alguns vinténs de ano a ano, para contribuir no OGE, ganhámos tanto dinheiro assim. E ainda por cima, tenho o doutoramento." Indagou um retornado de 1975.

Pensei, pensei, pensei. Procurei resposta nas frases do Karim com os 'golopotamos', no Reflectindo fui buscar a fúria de um homem que quer ver o seu país a andar para a frente como todos nós, alias.

Fiquei é mesmo com o professor Adriano Morreira: "mau começo para o futuro, porque para o presente não vejo remédio." Assim vai o Estado da Nação.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Preocupado com o futuro, Viriato ?

O super computador iberico-americano " O Magalhaes" vai revolucionar o mundo tecnologico, havera grande procura e a Alemanha podera negociar os direitos de acesso 'a nova placa goratoria economica, politica e linguistica intercontinental- CPLP e ainda os direitos de producao do "O Magalhaes".

Nessa negociacao a Alemanha oferecera "baillout" a Portugal e disponibelidade de tornar a lingua portuguesa na lingua oficial principal da Alemanha,

Com a emergencia do CPLP a EU vai cair, tera entao nascido o novo bloco economico mundial.

Nesse contexto, Mocambique vai benefiar pelo investimento que faz hoje na CPLP, entrando para arena mundial economica,

A frelimo vai liderar o mundo.

Mano, tenho futuro na astrologia ?