12 abril 2010

No CM


A conferir no “ Canal de Moçambique” online de hoje, aqui.

15 comentários:

umBhalane disse...

Notícias deste teor são altamente deploráveis/lamentáveis.

E só podem ter sido encomendadas.

Quiçá, manobradas, "impostas", pelos investigadores científicos e políticos provenientes da Suécia, Bélgica, e da Noruega.

Suspiro de alívio que não haja investigadores científicos e políticos de Portugal.
Uff, estou mesmo aliviado.

Mas,

1 - Será que não há investigadores científicos e políticos em Portugal;
2 - Simplesmente não há interesse;
3 - Estão cansados de saber, não querem mesmo saber, fazer o quê? e/OU deixam-andar?

Vou aprofundar o assunto!!!

Hum, hwm, wm, um, üm...

Eis uma das questões.

V. Dias disse...

Grande exagero. Sempre defenfi que os jornais não deviam guiar-se pelo sensacionalismo para puder vender mais.

Esta linha editorial deixa muito a deseja, razão pela qual o batalhão de jornais e de jornalistas que haviam no país há 10 anos atrás "desapareceram". Cairam na rotina. A rotina, dizia o Dr. Mataruca, mata o artista.

Uma notícia dessas não só "afugenta" os investidores, como também não é de todo uma verdade. A existência de homens / intelectuais da oposição nos cargos de chefia mostra que há uma certa abertura para a despartilização do Aparelho de Estado.

Certos cargos políticos são assumidos via concurso públicos, o que já é de salutar. As células que funcionavam como uma espécie de ribunais nas instituições e empresas do Estado tendem a acabar, pese embora discursos enfadonhos de um e outro militante da Frelimo para o efeito. Não é a Frelimo que está a mudar esta maneira de ser, até porque estou ciente que se fosse de facto o desejo da Frelimo nunca teriamos uma abertura destas, mas sim é graças a visão do povo, a conjuntura do tempo, a mudança de mentalidade dos moçambicanos, etc.

É preciso fazer mais para acabar com pequenos focos ainda existentes em algumas instituições. Disso estou ciente.

Anónimo disse...

ca esta o xamboco discipulo de Mugabe a disparar sem perceber de contextos e ironias. que desgraca a nossa.
Sandokan

Carlos Serra disse...

Muito raramente intervenho para responder (a) ou referir anónimos. Mas faço-o neste caso: não concordo com muitas das posições de Viriato Dias, mas desde que ele não fira as regras editoriais do blogue, vou-as divulgando. Portanto,não há desgraça. Mas, claro, Viriato não percebeu que a notícia se refere a uma pesquisa levada a cabo pelo IESE.

V. Dias disse...

Caro Professor,

Sabia de antemão que a pesquisa fora levado a cabo pelo IESE. O meu erro foi não ter citado o IESE, e sim o Canal de Moçambique.

Citei o Canal de Moçambique dado ao facto desta canal - sempre este canal - divulgar notícias "sensacionalistas" sem muita das vezes equilibrar a balança.

Até para dizer a verdade, perdi interesse por esse canal há mais de 1 ano.

Entendo que ao divulgar uma notícia destas, da autoria do IESE, "sensacionalista", deve ser acompanhado de um trabalho de fundo muito sério por parte do jornal, como por exemplo, ouvir o governo, opinar com base a uma pesquisa do género, etc., tal qual vejo com o Público, Expresso, etc., e não simplesmente divulgar por divulgar. Não é sensura, mas sim trazer a qualidade desejado aos leitores.

Fui a fonte da informação e não vi um trabalho de fundo, apenas um texto, simples, "sensacionalista." Cita Paúnde e o relatório do MARP duma forma evasiva. Ou seja, esperava mais desenvolvimento, mais cruzamento de dados, enfim, mais e mais qualidade. A conclusão do canal é o que mais me deixou preocupado. Não sei, mas eu tenho o hábito de ver as coisas de forma diferente.


Zicomo e obrigado

ricardo disse...

Quem canta não assobia...

Anónimo disse...

He, he, he... Chamuale V. Dias, como doi! Mas faz de conta que não te aquece.

Este blog anima maningue e é o melhor blog de sempre, digo eu. Obrigado Professor!

AAS

Maquiti disse...

Viriato Viriato...

M

Reflectindo disse...

"A existência de homens / intelectuais da oposição nos cargos de chefia mostra que há uma certa abertura para a despartilização do Aparelho de Estado. " O Viriato escreve isto.

Pode dar exemplos SENHOR Viriato?

Para bem dizer, ultimamente já pouco me interessa interpelar o Viriato porque de seriedade ele pouco tem. Só para ver, esta matéria sobre partidarizacão já discutimos bastante e nenhum da Frelimo tem vindo a dizer coisas destas. Aliás, ele mesmo nunca veio defender isso e muito mesmo ao que foi anunciado por Filipe Paúnde. Hoje espanta-me que ele vem aqui atacar jornalistas sem sequer esforcar-se para saber que é conclusão do IESA.

Agora que se explique Viriato! O que afinal lhe interessa nas sua intervencões?

Quando comecou essa despartidarizacão do Aparelho do Estado em Mocambique?

Senhor Viriato, há muitas vítimas que merecem muito respeito!

V. Dias disse...

Reflectindo,

Tendem a mudar e estão a mudar. Não posso aqui estar a citar nomes. Se ontem era uma obrigação ter cartão de membro e ter de ir para as reuniões hoje não se pode dizer a mesma coisa. Temos de reconhecer este avanço e esforço. É daquelas coisas que eu condeno, negar por negar, é lastimável.

Paúnde pode ter dito uma coisa, mas na prática não é isso que se vê. Há avanços sim e dos maiores. Este relatório é bem-vindo, mas não é exaustivo. Eu gosto de dados...

Ainda ontem, o candidato do PSD à primeiro-ministro lamentou que o Estado está partidarizado à PS. E apresentou provas disso. Por isso, não estamos perante um problema isolado. Quantos quadros formados da Renamo ou do MDM que não tenham emprego? Conhece alguém? Conhece casos de coação partidária? Pode me indicar um? Há exagero, isso é um facto.

Zicomo

Reflectindo disse...

Senhor Viriato, quero os seus exemplos ao afirmar o seguinte: "A existência de homens / intelectuais da oposição nos cargos de chefia mostra que há uma certa abertura para a despartilização do Aparelho de Estado. "

Os meus já dei muitas vezes o senhor mesmo já cá concordou. Benjamim Pequinino, vítima; Eduardo Namburete, vítima; Falecido Domingos Pilale vítima, Ismael Mussá, vítima.

Tenho mais provas de gente bem formada com doutoramento completo que é vítima.

Fale-nos das mudancas de que refere.

O senhor Viriato faz-nos lembrar do discurso daqueles que saem da oposicão e se filiam na Frelimo...

Repito aqui que nenhum da Frelimo assumido escreveria aquilo que o senhor escreveu. Tenho textos de pessoas da Frelimo que nao gostam dessa atitude que tanto o senhor adora.

Porquê sempre que se fala de Mocambique o senhor compara com qualquer coisa de Portugal?

Digo ao Senhor Viriato que ir para Inglaterra e doutorar-se para vir ser vítima na sua própria terra é doloroso. O senhor devia pensar nisso e deixar de insultar assim tanto.

Viriato Dias disse...

Chamuale Reflectindo,

Quem te vê, quem te viu. Você era daqueles, o único neste Diário, que não perdia equilibrio mental facimente, claro, depois de mim, modesta à parte. Estou a tentar fugir do seu tom. O que é que se passa consigo? Já contabilizei 7 palavras azedas contra mim.

Justamente porque lhe respeito até transbordar a minha altura, aceito as suas sovas. Que me tire o braço esquerdo, prove-me a minha filiação no partido Frelimo ou noutro qualquer. Terá de me provar isso, porque já estou a ficar farto destas ladainhas. Farto mesmo, que até começo a roer as unhas. Nem mesmo Tazz com o seu som "louco" agradar os ouvidos consegue atenuar os meus nervos.

Sabe, eu já aqui disse, se entender falar com Quelhas em Bissau para me predispor em ajudar o MDM faço-o, assim como para Mtuzine ou Massango na Frelimo, não tenho nem nunca estive filiado a nenhum partido político. Isto não é ser catavento, é procurar ajudar o país a andar para a frente num programa ou acção que julgar válido. Carlos Cardoso, dito isto por um amigo meu, fazia isso, assessorava.

Sabe muito bem que convivi e ainda convivo com pessoas ligadas à oposição. Sabe também, porque nunca lhe escondi, que tenho boas relações com certas pessoas da Frelimo, o que não quer dizer que pertenço a partido x ou y. Não é por almoçar ou jantar com Tomás ou com Abel, que passo a ser conotado membro do partido x ou y. Isto é ser um péssimo médico / análista, pior, é concluir o que não sabe.

Eu bem sei porque é que o chamuale diz isso. Você também sabe, afinal de contas não é de hoje este contacto de ambos. Mas quero te tranquilizar que não sou nenhum ambulante político. Nem tenho duas faces. O Viriato Dias de ontem é o mesmo de hoje e será o mesmo de amanhã. Apenas procuro colocar bálsamo no que acho injusto, sobretudo quando se critica à rajada o Governo.

Reflectindo: Evita jurar pelos outros. Você cita nomes de Pequenino, Namburete, Pilale, entre outros... Pois, devia jurar pelos seus e não por pessoas que você "conhece" ou conheceu há pouco menos de 10 anos. A vida, felizmente, deu-me este prazer. Mal conhece a raiz do orvalho destas figuras, a sua massa umbilical, etc., para dizer que foram "marginalizados" ou "afastados" dos cargos que ocupavam! Pergunte a essas pessoas se de facto o que aconteceu foi realmente isso! E porquê? Estas pessoas que diziam amar Dhalakama até às costuras não hesitaram em lhe abandonar. Amigo, eu sei o que digo. Não ando aqui a esticar o papagaio.

Só não quero falar mais do que sei, assisti e vivi porque, como disse, este não é este o canal apropriado para o efeito.

Zicomo

Reflectindo disse...

Senhor Viriato,

Diz-me lá em que podia ajudar a um partido que queira democracia, defende direitos humanos, justica, transparência? O que tens escrito aqui, tal igual ter Salar, Mugabe como seus ídolos não será suficiente para dispensar... Eu acho que vc só pode ajudar aos oportunistas que se fazem passar por esse partido. Portanto, asseguro-lhe que Quelhas nunca se sentirá ajudado por si.

Eu dou exemplos conhecidos por todos aqui no Diário e que é para não deixar dúvidas. FOI EXACTAMENTE ISSO, MARGINALIZADOS POR SEREM DA OPOSICÃO ou simplesmente por não querem ter cartão da Frelimo. Estou é a dizer que conheco um Phd em matématica a ser marginalizado porque nao quer receber cartão da Frelimo. Isso mesmo. Nós vimos aquilo que se passou durante a campanha eleitoral. O que o senhor sabe mais e que nós nao sabemos??

Mais uma oportunidade dou ao senhor Viriato, como quem trabalhou em Nampula, para alistar aqui directores de escolas que não tenham cartão da Frelimo. Pode nos indicar?
Agora falar de emprego é justificar a partidarizacão das instituicões públicas?? Mesmo no regime salazarista se empregavam os que se opunham ao regime, mas em termos de carreiras...?

São milhares de funcionários públicos e suas famílias vítimas, e isso pode trazer problemas que não desejamos.

Olha Viriato, você já mostrou tudo o que é neste blog. Você tem muito desprezo por todos os vítimas de sistemas violadores de direitos do homem, da justica. Isso eu DETESTO bastante. Isso você devia compreender. Se alguém, DESSES OPORTUNISTAS, lhe recomendou para fazer isso aqui julgo ser um espaco errado.

Nota: se o candidato do PSD à primeiro-ministro lamentou que o Estado está partidarizado à PS, ele está a fazer uma LUTA contra isso e não foi uma recomendacão para alguém implementá-la em Mocambique. O pior mal que faz um cidadão na diáspora é assimilar o lixo para levar com ele à sua pátria. Em Portugal há coisas boas e muito boas, e que o senhor devia transmitir para Mocambique. Por exemplo a crítica à partidarizacão podia transmití-la aos mocambicanos, mas nunca assumir como coisa normal porque acontece também em Portugal.

P.S: Em solidariedade com os vítimas, já nem quero mais falar deste assunto contigo.

Fica bem!

V. Dias disse...

Chamuale Reflectindo,

Posso saber porquê é que você está tão nervoso? Pode me explicar? Está feito um pitbul! Até você? Mais um na grelha dos meus detractores! Afinal aquele recuo, aquela calma, aquele cuidado, etc., estava a esconder isto? Porquê?

A minha mãe dizia que se queres ver o rabo da galinha, ou sopras em seu redor, ou esperas que haja ventania. Você afinal é assim, um pitbul? Acha que vai me reduzir com estas palavras anémicas?


Você procura sempre puxar as coisas para o lado mau das coisas, porquê? Viu um osso errado, porque a mim não vai conseguir roer de maneira nenhuma. Eu bem sei que estas suas palavras não são de facto suas, podem até ser, mas têm um cunho de quem me quer mal.

Chamuale, eu não só adoro Mugabe, como o amo (claro, as suas políticas, as suas acções, dignificam-me). Disso ninguém me pode contrariar. Ele tem sido um exemplo de líder.

E se ele, Mugabe, precisasse de mim para equilibrar ainda mais as coisas (igualdade de direitos entre os farmeiros brancos e os negros) eu estou pronto para deixar tudo para trás. Pergunte a quem me conhecesse, não é de nós! Mugabe sempre foi o meu fárol.

Quanto ao resto, sinto muito que o chamuale tenha problemas em compreender-me, eu até sei porque, como disse outrora, este não é o fórum ideal para debitar. Você têm o meu e-mail e, talvez assim, podíamos falar melhor. Escuta Tazz e tome um café para relaxar. Ok.

Zicomo

PS: Sou mais amigo de pessoas genuínas da Renamo do que o amigo pode imaginar. Garanto-lhe que com 14 anos já era amigo de muitos, como o sou de pessoas ligadas à Frelimo. Creia-me. E o dia em que seguir as pegadas da minha família e de mim em particular, vai chegar a esta conclusão. Portanto, comece por ir a TETE, BEIRA, etc. TERMINO POR AQUI.

Anónimo disse...

Afinal andam todos contra o Sr. Viriato Dias netes blog? Porque será? Estão todos errados e menos o Sr. Dias? já foi o Umbhalane, o grande chamuale Ricardo, as últimas intervencões do Professor foi para "comentar" o sr. Viriato e agora tu, Reflectindo?

PORQUE SERÁ???

Adivinhem....


AAS