26 janeiro 2010

Pelos corredores do poder (7)

Um conquistador é um homem cuja cabeça se serve, com feliz habilidade, do braço de outrem (Voltaire)
Vamos lá a mais um número desta série, tentando responder à pergunta anunciada no número anterior: por que razão ou por que razões Deviz Simango foi ao almoço com o reeleito presidente Armando Guebuza?
Também neste caso me furto à cidadã hipótese de que ele foi porque é bem-educado e de que Afonso Dhlakama, que não foi, é mal-educado. Trilho, antes, as hipóteses políticas.
O presidente do MDM foi ao almoço por três razões básicas: primeiro, porque deixou de ser um modesto ainda que premiado edil numa cidade do país distante do cosmopolitismo maputense, a Beira, passando a ser uma figura de maior relevo político com as eleições de Outubro do ano passado. Ele quis mostrar isso; segundo, porque estaria em igualdade de condições com aquele que fôra seu presidente na Renamo e que o trocara por Manuel Pereira em 2008 como candidato desse partido na Beira quando das eleições autárquicas; terceiro, porque poderia eventualmente negociar maior visibilidade do MDM na Assembleia da República (constituição como bancada apesar de só ter oito membros eleitos), especialmente porque seria boa hipótese pensar que Dhlakama, sempre orgulhoso, não iria ao almoço, podendo, assim, estar mais à vontade e dotar o pedido de um intimismo razoável.
Finalmente: terminado o almoço, o que irá acontecer?
(continua)

12 comentários:

BMatsombe disse...

Aposto que vai ficar tudo em águas de bacalhau...

Linette Olofsson disse...

Hipoteses....simples hipoteses!!!
para mim retrogadas!

Dlakama, Manuel Pereira,Renamo, questões relacionadas com as tais eleições autarquicas, pertencem ao passado!
Ir a um almoço só para fazer frente ao Afonso Dlakama???!!!
O mal está aí! a nossa forma mesquinha de pensar!
Muitas vezes, alcançamos o sucesso na vida,quando temos a grande capacidade de nos desligarmos do passado olhando para o presente e futuro por mais que nos custe! Past is Past!

Porque não acreditarmos que agiu como um líder virado para a modernidade? Utrapassando as diferenças e divergencias?
Na modernidade, sentamo-nos a mesa com os nossos adversários políticos cientes dos nossos objectivos e da nossa agenda política.
O que se passou a meu ver, foi um acto normalíssimo não tem nada de mais do outro Mundo, um exercício democratico!
O Presidente do MDM tem dado uma grande lição aos Moçambicanos no que diz respeito a convivencia politica!
Exemplos não falatam!
Está de parabens Presidente Daviz Simango

Linette Olofsson disse...

ressalvo
conselhos não faltam.
perdoe-me

Tomás Queface disse...

Depois da campanha eleitoral para as últimas eleicoes gerais, a marca GUEBUZA eh a mais consumida e eu ainda nao sei porque. Nos blogs mocambicanos choem inumeros elogios ao Presidente da Republica, algo que acontece nos jornais da praca, nos comentarios dos intelectuais, vejo rotulos da Frelimo em tudo que eh carro, fotos enormes do Presidente Guebuza em varias lojas da cidade e eu me pergunto: o que fez este homem para ser ovacionado e glorificado em todos os lados? Pessoalmente nunca ouvi um discurso por ele feito que mereceu uma grande atencao, ou um acto de grande dimencao. Nos ainda somos pobres, o nivel da corrupcao ainda eh elevado, o desemprego ja nem se fala. A final de contas o que ele tanto fez para merecer tamanha exaltacao?

umBhalane disse...

Cara Linette Olofsson

O passado, a história, são a MEMÓRIA de um Povo - um indicador seguro.

Não devemos ser escravos do passado, e concordo consigo nessa - temos que ser pragmáticos, e dar sinais positivos de posiocionamento.

Mas NUNCA esquecer a rectaguarda, NUNCA franquear as costas à frelimo - é fatal.

Caro Tomás Daniel

A propaganda sempre foi o elo FORTE desse tipo de regimes - propaganda e doutrinação, culto de personalidade.

Está na história.

Mas continue a questionar-se, a questionar-nos - é bom.

Anónimo disse...

é doença!
porquê que não doa uma parte da sua riqueza para combater a pobreza?
Até enjoa!
Malx

Linette Olofsson disse...

Caro Umb.
Quem o afirma! é porque o sabe!
o caminho é em frente.
Indo em frente...se inciou a que eu chamo, a segunda luta de libertação Nacional em Moçambique.
Hoje aqui estamos.
Nem estaríamos aqui a dialogar abertamente!
Não franqueou-se à frelimo! enfrentou-se.
L.O

ricardo disse...

A resposta a V. questao esta na reuniao com o G-19.

E la (a FONTE) onde tudo se vai decidir.

Se o G-19 vergar Guebuza, o MDM cresce. Se Guebuza vergar o G-19, o MDM mumifica-se e a RENAMO ficara mais extremista ate a sua extincao fisica.

Em relacao a pergunta que coloquei sobre QUEM foi o grande beneficiado com o almoco. Penso que a resposta e obvia: FRELIMO, que ja comecou a recolher os dividendos junto do G-19.

Todos os outros ( ausentes e presentes) estao em posicao defensiva, a espera do estimulo do partido no poder, que agora, controla toda a situacao.

ricardo disse...

Mas, a proposito das novas experiencias democraticas que se tentam repetir na nossa historia...

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca reprovou um só aluno antes mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira.
Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e 'justo.' O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe.
Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas em testes."
Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas.' Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém repetiria. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um A...
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam Bs. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando o segundo teste foi aplicado, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um resultado, a segunda média dos testes foi D.
Ninguém gostou.
Depois do terceiro teste, a média geral foi um F.
As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram... Para sua total surpresa.
O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foram seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.
"Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós.
Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."

PENSEM nisso !

umBhalane disse...

Touché, Sr. Ricardo, touché.

Reflectindo disse...

Meu caro Tomás

A artimanha em uso agora de que o meu caro Tomás se questiona é hipnose, hipnotizacão, no meu entender. Veja que quando se sente que a pessoa não está pegando, há por aí quem age de evangelista.

Como resistiremos tudo isto????

Linette Olofsson disse...

Nao penso que a Frelimo esteja já a colher dividendos, o que esta em causa para G19 é o País é o povo Moçambicano.
Pois verdade se diga, se um dia fecharem as torneiras! não sei o que será de nós! Tentem imaginar!

Em minha opinião pessoal, não há vencedores nem perdedores, houve apenas um bom almoço que juntou 2figuras importantes e opostas na mesma mesa.
Isso, para os Europeus,quer do Sul centro e Norte, não tem muito significado, é completamente normal ter dois adversários políticos sentados na mesma mesa a difrutarem um bom almoço, jantar ou um banquete, mais!
Lá no chamado velho continente, é nesses almoços privados que se tomam as grandes decisões, na mesa para assinatura dos acordos? já as coisas importantes foram decididas.

Note!
O Embaixador da Finlandia Presidente do G19,FOI CONVIDADO pelo PM Aires Aly!
A saída o diplomata disse o que disse e que todos nós escutamos! foi mais longe dizendo de que, ainda existem divergencias em alguns pontos.
O Embaixador da Finlandia é apenas representante do G19!

As decisões importantes vem dos paralmentos desses países onde os embaixadores são apenas os porta vozes.
Que a pressão continue nos importantes pontos em beníficio de um Estado cada vez mais democratico e sobretudo em benefício deste grande povo que é nosso.
Os governos passam e o povo fica.
Linette Olofsson.

PS. Não substimem os mais pequeno!
Sem mágoas e aproposito:
A deputada Luisa Diogo,numa das suas reuniões na Zambézia chamou o MDM de partido absoleto, Macucua, dizia que o partido iria desaparecere como tantos outros.
A verdade está aí!
Se a CNE e CC não amputasse as pernas ao MDM, quantos deputados teriam no parlamento?
Vos garanto! mais do que 11.