Quase todas as semanas recebemos a notícia rotinizada de que morreram pessoas no Iraque por causa de uma bomba transportada por um suicida. Parece-me importante sugerir-vos que estudem um pouco o grande negócio da guerra privatizada, nesse país (mas também no Afeganistão) com o envolvimento crescente de mercenários do Terceiro Mundo, por exemplo de Angola e Namíbia. A conferir aqui, aqui, aqui e aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Sobre o assunto sugiro a leitura de:
BLACK WATER: A ascenção do do exército de mercenários mais poderoso do mundo, de Jeremy Scahill. Edição portuguesa Companhia das Letras.
Um abraço
Muito obrigado pela referência.
Enviar um comentário