É, para mim, simplesmente impressionante o ritmo de construção de prédios na cidade de Maputo, ora para apartamentos vistosos (dizem-me que em alguns as rendas são extremanente caras), ora para escritórios. O pulmão verde da cidade vai minguando desde a baixa até à Costa do Sol, casas e/ou moradias antigas vão desaparecendo um bocado por todo o lado. Fotos por mim tiradas, as duas primeiras esta manhã na Polana, as duas últimas ontem de manhã na baixa. Clique com o lado esquerdo do rato sobre elas para as ampliar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
7 comentários:
Ha dias o Professor postou aqui parte de um texto "retirado" do blog da meninado javali lá do Niassa e todos partiram a condenar a destruicao da floresta no Niassa para dar lugar a planataco de pinheiros e eucaliptos; e agora? onde é que vai parar o pulmao verde do Maputo? Será que prédios representam mais desenvolvimento do que pinheiros ou eucaliptos?
Ha um edificio de 44 andares por sair na 25 de Setembro e dizem que 10% dos apartamentos ja estão comprados...
Interessante
M
Caminhamos para cidade do cimento contra a das acacias!
Fijamo - Quelimane
Mais interessante ainda é que correm rumores que esses apartamentos serão vendidos a 480.000 Euros. Eureka que país rico!!!!!!
Please....digam-me que é mentira
Professor pode se tentar mapear as zonas de construção dos prédios, saber quais são elas...
Por alguma razao, os "chefes" fogem para a Matola...
Certamente sabem, que tarde ou cedo, o tecido urbano de Maputo sera revolvido para dar lugar a edificios multifuncionais, quem sabe uma nova Hong Kong.
E o que e que o sr. Presidente do Municipio nos tem a dizer a respeito?
O seguinte:
#$%@&*q*::'/.. ( por motivos TECNICOS nao e possivel responder agora. A entrevista segue dentro de momentos)
Nao eh mentira, pois tem de ser verdade
M
Enviar um comentário