21 janeiro 2010

Espantosas mães sem perímetro

Observo-as todos os dias, as empregadas domésticas, tudo fazem, tudo limpam, tudo obedecem, tudo cumprem, quantas vezes sem direito à palavra, quantas vezes doridas, sofridas, magoadas. Apesar disso, em cada momento, são as Mães das crianças que não são suas, são a carícia, o anelo, a presença, a protecção. Sem o serem, são, afinal, o seu eterno útero, o embondeiro que protege e adulta dia após dia. Imagem reproduzida do blogue do Nicolau Zalimba, daqui.

4 comentários:

micas disse...

Com o tempo tudo se modifica.

Lembro-me bem, de bem criança e lá para as bandas de Moma, não ter uma empregada mas Um. Tratava-me com carinho. Com mimo até.

Como era bom ele afazer-me as vontades e "esconder" da minha mãe determinadas travessuras minhas!

Que saudade do meu pequenino.Eduardo era o seu nome. Como brincávamos...como cantava para mim quando eu estava doente. Parece estou agora a ouvir a sua voz....minino Jesus...dá-me uma boneca.....que diga: mã ...mã

Como são importantes estes homens e estas mulheres que nos ajudam a ser quem somos hoje.

Onde estiveres hoje Eduardo - um beijo grande

Lisa Pontes de Carvalho disse...

Como são encantadoras essas cuidadoras...sejam elas da casa onde moramos ou das crianças... Se doam completamente para aquele lar...para que ele entre luz e perfume diariamente...
Me lembro que sempre tive uma que cuidava de mim... me mimava e me contava historias ... ela é uma doçura de mulher...mesmo com todas as atribulações de sua própria vida ela sempre me passava leveza, amor e ternura ....Cada ser humano carrega com si o dom de ser capaz de se dividir em pedaços e mesmo assim parecem inteiros... essas mulheres na minha concepção sao magnificas e sempre estarão nos corações das pessoas por onde elas um dia passaram!!
Lisa Pontes De Carvalho-Brasil-Minas Gerais

Anónimo disse...

Estes são uma mais-valia; não existe dinheiro ou palavras que possam pagar ou agradecer o trabalho que eles desempenham.
Já tive vários e não abdico deles, por razões de ordem diversa.
Tenho uma família muito numerosa, sem eles não poderia ser uma profissional bem sucedida.
Em minha casa são muito amados e respeitados, tratados com todo o carinho, gratidão e consideramo-los membros da nossa família.
Maria Helena

Anónimo disse...

Professor,

Fiquei comovido com o seu trecho!

Para reflexao,,,

Fijamo - Quelimane

PS:. Por onde anda o Viriato Caetano Dias? Alguem tera noticias suas? Agradecia