
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
04 janeiro 2010
Cultura do medo

Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
A cultura de medo é frequente no nosso país, são poucas as pessoas que tem a coragem de desafiar o governo, e agora com o medo de perder os 7 milhões isso só pode piorar...mais acho que isso não devia ser assim, pois, se não estou em erro cada provincia tem o direito de receber este valor e as pessoas não deviam temer perde-lo. A não ser que tais pessoas queiram usufluir os 7 milhões em "coisas" não claras. Sr. Professor, apropósito dos incediários de Mopeia, nos finais do ano passado a TVM reportou que o governo ia intevir com vista a resolver este problema...gostava de saber como terminou este caso. Será que não seria o caso que se contratar cientista para estudar e dismistificar este problema? Não estamos perante um caso semelhante ao da colera em Nampula?
Mais nada soube sobre os tais incendiários, a coisa foi tb referida pelo "Domingo", pelo "Savana" e por um outro jornal cujo nome não me ocorre agora. Existem pesquisadores nas delegações regionais do ARPAC que poderiam fazer o trabalho.
A cultura do medo em Moçambique começa em casa, continua na escola e acaba na rua. Os cidadãos são educados a não questionarem os adultos, a não questionarem os professores e a não questionarem os "superiores" hierarquicos ou outros quaisquer.
É uma cultura administrada por todos os sectores da sociedade.
MF
Enviar um comentário