Segundo a enciclopédia online wikipédia, "O Culto da Personalidade ou Culto à personalidade é uma estratégia de propaganda política baseada na exaltação das virtudes - reais e/ou supostas - do governante, bem como da divulgação positivista de sua figura." Em seu blogue, o angolano Feliciano Cangue (na imagem) tentou em 2007 analisar o que intitulou "eduardismo". Aqui. Falta fazer ensaios desse tipo no nosso país.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Sem querer tirar merito do trabalho dos investigadores em Ciencias Politicas...
Acredito que a unica obra publicada seria "O Renamismo".
Quando eu me lembro que pelo menos duas teses de Licenciatura foram mandadas para atras no ISPU a uns anos atras porque "poderiam ferir susceptibilidades..." chego a essa evidente conclusao. Uma falava das Criancas-Prisioneiras na B.O. e a outra, Sobre os Abuso da Lei de Isencoes Fiscais para Missoes Diplomaticas e Organizacoes Internacionais ao Abrigo da Convencao de Viena e Acordos Para Prevenir a Dupla Tributacao Internacional.
Por outro lado, como V. relatei no meu post sobre os Duvaliers e tragico destino do Haiti. A formula resolvente do poder absolutista em todos os tempos e como o Teorema de Viete. Mudam os parametros. A resolucao e a mesma.
Enviar um comentário