07 maio 2009

Guerreiros do orgone (ou etéricos)

Reparem na forma como a Agência Angola Press online enquadrou os quatro estrangeiros detidos no Songo e acusados pela polícia de pretenderem sabotar a barragem de Cabora Bassa: "Os quatro detidos em Cahora Bassa, que a polícia acusou de sabotagem, são "guerreiros do orgone" e anunciaram a expedição a Moçambique na Internet, em Dezembro de 2009, explicando que a mesma se destina a levar energias positivas ao país."
De um diálogo no grupo reproduzido pelo "Savana": “Falei com o George. O maior problema agora é que a polícia afirma que eles puseram um material corrosivo na barragem. O juiz de instrução não estava de acordo com a estória que a polícia contava, mas não admitiu fiança. Tentei fazer uma análise do material para mostrar que é inofesivo, mas perdi tempo, porque as pessoas com que falei não tinham nenhuma ideia por onde começar e que parâmetros aplicar. A história causou um grande reboliço que até chegou aos ouvidos do presidente (Guebuza). A polícia vai fazer de tudo para não perder credibilidade”, escreveu Friederike, no blog do grupo. Acredita que a solução do problema é apenas uma questão de tempo."
Mas enfim, sigam o diálogo em inglês aqui, no portal dos guerreiros etéricos.
Observação: singular história esta! E quanto choque interpretativo, dramático choque, está a dar e vai continuar a dar!
Adenda: leiam um trabalho de Paul Fauvet, da Agência de Informação de Moçambique, com o título "Sabotadores ou fanáticos da nova era?", aqui.

8 comentários:

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

Carlos,

Desculpe deixar aqui passar uma certa propaganda lá da minha palhora, mas é que ainda ontem, dia 06/05, antes de surgirem as novidades mais lógicas para o suposto atentado, "brinquei" com este tema e alertava, o que também fiz aqui em um ou outro comentário, com o cuidado necessário para se aguardar informações mais precisas para se poder concluir algo.
As possibilidades de virem novidades bem longe de qualquer tipo de atentado estavam bem previsiveis, e não precisavamos ser profetas.

Zé Paulo

Carlos Serra disse...

Sim, alertou...Vamos a ver o que virá nos próximos dias neste fascinante fenómeno.

Sensualidades disse...

e um caso bicudo, mas ja nao me divia supreender

Jokas

Paula

Anónimo disse...

Desculpem-me pela piada nesta hora, mas nesta coisa de remover o "mau olhado" ou energias negativas eles acabaram absorvendo, é só ver que acabaram num grande "maka" (milando).

Gostaria de ver as implicacoes/relacoes deste fenómeno com a actividade dos activistas que andam deitar cloro nos pocos para purificar a água, os feiticeiros que "amarram" a chuva. É muita confusao da mente do pessoal das zonas rurais.

JL

Zé Paulo Gouvêa Lemos disse...

Corrigindo:
...lá da minha palhora = ...lá da minha palhota

Comentando:
Sim, de facto virou um fenõmeno. rssss...

Abraço

Zé PAulo

(Paulo Granjo) disse...

Há um aspecto que me deixa muito curioso e para o qual lhe peço, Carlos, alguma atenção e informação futura, pois aqui não chega a imprensa moçambicana e nem sempre os sites dos jornais estão a funcionar bem ou afixam todos os artigos. É o seguinte:

Será que, se e quando se confirmar que se trata de uma acção "new age" (similar a um ritual de limpeza do território), a imprensa usa o mesmo tipo de retórica que é habitual quando noticia crenças e práticas "tradicionais", ou acusações de feitiçaria?

Intuo que, quer o faça, quer adopte um registo mais respeitoso e explicativo, quer centre a questão em aspectos de nacionalidade e "raça", isso fornecerá material muito interessante para análise e reflexão.

Um abraço a ambos.

Anónimo disse...

NA verdade a nossa sociedade precisa de, sobretudo nestes casos manter

A CABEÇA FRIA E OS PÉS SEMPRE QUENTES (por causa da gripe).

Tomás Queface disse...

São fanáticos. Uma nova espécie de ser humano. Estamos no apocalipse... A ignorância está a sair se melhor...