24 abril 2009

Azagaia responde a leitores e admiradores


Na cotonet records, o rapper Azagaia - Edson da Luz de seu real nome - responde a perguntas, primeira parte de um trabalho. Eis um extracto, estando a azul um comentário/pergunta e a verde a resposta do músico:
"24 - Aqui um comentário e talvez uma pergunta ao Azagaia, de parte de um branco não europeu estrangeiro das terras do sul de América... e não sou brasileiro... vivi uma ditadura e lutei contra ela, convencido na importância de contribuir a um objectivo comum... agora que os fariseus que supostamente comandavam a minha luta e a de muitos dos meus irmãos que hoje não fazem outra coisa que cheirar, se tornaram ricos com a utopia rebelde, agora que tu mesmo estas correndo risco de te tornar nisso que criticas (pelo que dizem os comentários anteriores e de alguma maneira alimentam minhas duvidas), agora que muitos e muitas invejam tua poesia herege e coragem apenas comparavel aos madjermane... apenas quero saber se para ti vale a pena... tanta magoa e raiva suportada, tanto esforço sem espera, tantos mortos... vais chegar ao final?
Serei breve. Muitos de nós somos enganados por doutrinas... pelos “ismos”. Socialismo, Comunismo, Liberalismo, e.t.c. Mas eu defendo que essas doutrinas têm como fim último a manutenção do poder dos que estão por trás delas. Hoje a democracia também. O melhor que temos a fazer, é sermos nós próprios, lutarmos pelo nosso bem-estar e dos nossos, sem prejudicar a quem não nos prejudica. Não me verás a afirmar que as pessoas devem seguir esta ou aquela doutrina. Com todo o respeito, penso que caiste nessa armadilha e agora é só desilusão. Vale a pena sim, lutar e inspirar, mas não tentar fazer de mim um deus infalível. Eu sou um ser humano."

5 comentários:

Anónimo disse...

os "ismos" sempre irao fazer parte queiras tu quer nao. Nao podes fugir. sempre tiveste que seguir o cristianismo, islamismo, budismo ou o ateismo, a tua posicao sempre recai com o sufixo "ismo". se tu negas o comunismo e' porque tens uma pisicao que te sustenta! se calhar e' o capitalismo, socialismo, oligarquismo, nestas coisas tu es nunca estas nulo ou ausente do prefixo "ismo". A democracia 'e algo que nao podes negar e' a melhor alternativa. nao ha pra onde fugir.

Anónimo disse...

que a democracia seja a melhor alternativa, tudo bem.

mas, sera que vivemos numa democracia?

engracado, mas parece-me que as palavras em mocambique tem um significado diferente do resto do mundo.parece que estamos tao desenvolvidos que ate temos nosso proprio dicionario, o dicionario de mocambique.

democracia onde nao podes ter alternativa, unidade nacional pode significar uma simples ponte sobre um rio e nao pensamento unido, cultura pode significar as vezes pornografia, portugues pode significar colonialismo, opiniao pode significar crime, opcao pode significar cadeia, contrabando pode significar patriotismo e patriotismo pode significar traicao.

defenicoes que deveriamos aprender na escola, mas a escola pode significar paredes, educacao pode significar diplomas e diplomas podem significar salarios, salarios podem significar corrupcao e corrpcao muitas vezes significa politica.

umBhalane disse...

Se já está a haver dificuldades num simples acordo ortográfico,

imagine-se

um acordo semântico, significativo para as palavras.

Uma verdadeira sopa de significados convém.

Muito.

Anónimo disse...

Quem me pode ajudar a contactar o "Azagaia" pessoalmente? Digo, pelo menos por e-mail porque sempre ha um pouco mais de privacidade! E que ta MUITO dificil o comum cidadao "chegar" a algumas pessoas que começaram a ser mais "conhecidas" na sociedade. Este é um dos casos pois nao imaginam as horas que ja perdi na net ha procura de uma "rua" para chegar a ele! Por favor ajudem-me a nao perder a esperança no "contacto humano directo" (ainda que seja por e-mail). Obrigada. A.F.

Anónimo disse...

O que entender por democracia?