02 março 2009

Segundo agências internacionais: Nino Vieira assassinado por soldados


Segundo agências internacionais, o presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira, foi assassinado por soldados. Confira aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Comentário: um pequeno país de senhorismo de guerra palaciano e persistente com um epílogo trágico.

12 comentários:

Anónimo disse...

Muito trieste noticia. Na minha opiniao a Uniao Africana deveria intervir na situacao politica da G-Bissau antes que estes ataques e contra-ataques degenerem numa sangrenta guerra civil.

Reflectindo disse...

Guiné-Bissau é um problema grande num país pequeno

Maquiti disse...

Reflectindo:

Um comentario sábio,

M

Anónimo disse...

Aos militares da Guine Bissau nao sabem o que querem, esta é m uma demostracao clara de falta de democracia naquele Pais.
com esta accao a guine so vem provar que esta estalada a anarquia e a total falta de respeito pelo povo e pelos esforcos da comunidade internacional.
a uniao africana deve condenar esta assasinato e exigir elecoes o m breve possivel sob pena da Guine se tornar num Pais ingovernavel.

Unknown disse...

O Anónimo acha que a Uniao Africana deveria intervir na Guiné-Bissau? Para fazer oké? O k é a Uniao Africana? Onde já interveio e evitou alguma fatalidade? Pode dar exemplos? Será que existe a Uniao Africana para além das suas cimeiras? Tenho cá as minhas dúvidas!!!
Thomas

Anónimo disse...

Prof.
QUEM COM ARMA MATA COM ARMA MORRE!!!!
Para dizer: NINO VIEIRA matou muita gente..
Ele chega ao poder atravez de umgolpe de Estado quem não se lembra????
Quantos generaos morreram na Guiné(ASSUMANE MANÉ) é um exemplo mesmo o que morre no Domingo tinha desavenças com o Nino portanto vejam bem o perfil do NINO...
PS. TEIMOSIA DE MUITOS LIDERES AFRICANOS SE CONTINUASSE NO EXÍLIO PERDIA ALGUMA COISA??????TEIMOSIA TEIMOSIA, espero que isto nao chegue aqui ao lado.
Os meus Pêsames a FAMILIA ENLUTADA!!!!!!

umBhalane disse...

Bom, o Refletindo disse bem.

Faz tempo, que só assim é.

A Pátria de Amílcar Cabral, expoente máximo dos líderes que combateram pelas independências face a Portugal, há muito que só era anarquia, despotismo, corrupção, ajustes sistemáticos de contas entre grupos e grupelhos...

Lembro o fuzilamento dos ex-militares Portugueses, após os acordos de paz, e a guerra ter terminado.

Foi um erro crasso.

Há família, amigos,...

Nelson disse...

Como teria sido melhor para ele se ficasse no exilio!!

Aboo Patel disse...

E' impressionante a comparacao que se pode fazer entre a situacao da Guine Bissau relativamente a Cabo Verde q de resto compartinharam a mesma luta e sonho de nacao nos primeiros anos de Independencia.

De resto acho q o comandante Nino colheu o vento da tempestade q plantou.

Nao acredito q a UA e muito menos a CPLP possam fazer algo para melhorar a situacao na Guine. A melhora deve provir da vergona e vontade GENUINA dos politicos em contrariar a triste sina deste povo.

El Machangana

Anónimo disse...

A GUINE BISSAU esta refem dos militares e o poder politico tb,as grandes rivalidades entre o poder Presidencial e as chefias militares era ja um problema com barbas brancas naquela Pais.

o retorna a Guine apois um exilio forcado nas terras Lusas era um sinal clara de que Nino nao se contectava com a derrota de 1998/99 e mesmo com a sua popularidade e carisma n consegui devolvar a Paz a quele Pais.

A tentativa de assassinato falhada nos ultimos meses so veio confirmar este desfecho tragico, a recusa do Ex Chefe de ESTADO maior em aceitar que os vulgos aguentas nome pelo qual sao conhecidos o grupo de milicias outrora leais a Nino em fazer parte da sua guarda presidencial os problemas com o naocotrafico e os de natureza tribal sao entre muitos os grandes factores da instabilidade reinante na Guine.

O Problema da Guine passa pela desmilitarizacao das FA,da Serguranca e da policia.

Portugal, a uniao Africana e a uniao Europeia sao chamados a intervir o m breve quanto possivel sobpena da Guine se tornar ingovernavel a ex da Somalia.

Anónimo disse...

Não esqueçamos os CARTÉIS da droga/ cocaína... a localização estratégica da Guiné ... pistas para aterragem e reabastecimento de avionetas em trânsito ... complemento dos magros salários de militares e outras elites ...

Conquistada a independência política ... preveleceram as lutas pelo poder com golpes e contra-golpes ... ignorando que sem uma economia equilibrada não há bem estar para o povo, logo, a potencial instabilidade torna-se num "barril de pólvora" pronto a explodir a qualquer momento: não admira que tenha explodido!

AM

Lázaro M.J.D.M Bamo disse...

Meus caros

Todos ditadores terao um fim tao cruel quanto a sua forma de acesso, manutencao e perpetuacao do poder. Nino sabia que iria terminar assim.

Ele e os seus estao acamados onde durante anos conspiraram para estar.

Phambeni