Como podem reparar, este mapa está mais completo do que o anterior. Se acharem que devem ser feitas mais alterações, digam-me. Obrigado. Clique o lado esquerdo do rato sobre o mapa para o ampliar.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
6 comentários:
Thank you for the new map. It shows clearly that, sofar, the lynchings are more frequent(87%) in places near the coast. Why ?
A very good question, but I don't know by now....
Repare, Professor, que as areas de grande influencia das igrejas evangelicas tradicionais (presbiterianos, metodistas, anglicanos, nazarenos, baptistas, assembleias de deus e outras) nao sao afectadas pelos linchamentos! Zonas como Maputo (de grande influencia da igreja presbiteriana) e zonas da Beira (de grande influencia da Igreja de Cristo) sao a excepcao ao que digo. Explicacao que ee justificada, tallvez, pelo facto destas duas cidades estarem a atrair gente de todo o tipo.
O ensino das igrejas evangelicas ee orientado no sentido de eliminar as crencas obscurantistas, incluindo a crenca na possibilidade de alguem amarrar a chuva. Para os crentes destas igrejas a chuva vem de Deus.
Outro grande investimento que estas igrejas fizeram foi inculcar o espirito da dignidade humana em que um dos aspectos mais importante ee a crenca de que a vida humana ee sagrada e pertence unicamente a Deus
Nao digo que as outras igrejas nao o tenham ffeito. Mas o investimento aplicado foi diferente. Compare-se a coloracao de Machanga ou Buzi, no seu mapa (zonas de forte influencia da igreja de Cristo) com a coloracao, digamos do Dondo e Quelimane! E poder-se-ia presumir que o Estado estaa mais ausente de de Machanga que de Dondo ou Quelimane onde os linchamentos sao mais frequentes.
Verifiqque a minha hipotese caro Professor.
Juliao Matsinhe, estudante de teologia
Muito obrigado pelo que avança. Vou ter isso em conta. Vamos a ver se surgem mais comentários.
Por razões que ignoro, um comentário de Reflectindo a esta postagem não entrou, apesar de eu o ter editado. Estarei atento a ver o que se passa com o meu spam buster.
De Janet Gunter recebi um email do qual extracto o seguinte: "Só uma dica rápida. Vi este paper mencionado em vários sites na net.
The Slave Trade and the Origins of Mistrust in Africa (Nunn and Wantchekon)
http://tinyurl.com/dxubfy
Acho super relevante a questão de linchamentos, cólera, etc.
Mas eu queria poder desafiar um pouco a presuposição que distância da costa indica mais confiança, porque houve menos efeito de comércio de escravos. No meu entender, o fim do comércio até chegou mais ao interior do que no periodo de comércio atlântico. Niassa foi super afetado pelo comércio até os anos 1910s, e sempre acreditei que contribue ainda a falta de confiança na sociedade civil ao nível provincial, e nas relações no nível local."
Obrigado, Janet.
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