08 março 2009

Dhlakama, o confiante

O presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, declarou ontem que o Movimento Democrático de Moçambique, presidido por Deviz Simango, não vai alterar o xadrez político do país, pois - sustentou - Frelimo e Renamo continuarão a ser as maiores forças políticas. O MDM não terá expressão mesmo em Sofala - disse. Enquanto isso, Maria Moreno, chefe da bancada parlamentar da Renamo, afirmou, também ontem, que o seu partido está enfraquecido e desmotivado (noticiário da meia-noite da Rádio Moçambique).
Adenda a 08/03/09, 18:25: entretanto, a Renamo reuniu-se ontem para traçar uma estratégia para as próximas eleições. O seu porta-voz, Fernando Mazanga, reconheceu haver dificuldades no partido, mas afirmou que o surgimento do MDM era produto do sucesso da Renamo. Confira aqui.
Comentário: é provável que o Sr. Mazanga se tenha esquecido de colocar o "in" atrás do "sucesso".

10 comentários:

Anónimo disse...

Maria Moreno eh a candidata mais provavel de assumir o cargo de Secretaria Geral do MDM. O mais interessante deste Partido nao sao os seus membros ou as suas origens. Eh o seu conteudo, a sua visao e oque o Partido tem como estrategia de actuacao nos proximos meses.

Eu Creio que o Dhlakama ainda nao se apercebeu, ou finge que ainda nao, o que a Frelimo ja percebeu.O Dhlakama deve perceber que ISTO EH A SERIO. As estatisticas ontem na STV deviam desperta-lo para uma nova realidade. Mas, tristemente Dhlakama parou no tempo...e o tempo se encarregara dele.

Seria importante que o professor tivesse alguns detalhes sobre o discurso 'educador e reconciliatorio' do Deviz na Munhava. Uma das perguntas que se levanta. SERA QUE OS IDEIAS DE MONDLANE E TODOS OUTROS QUE LUTARAM POR ESTE PAIS FORAM ALCANCADOS?

pp

Carlos Serra disse...

Alguém me prometeu enviar o discurso de Deviz, vou aguardando.

Anónimo disse...

Dhlankama vai dormindo vai....


Quanto aos desertores da Renamo foi preciso todo este tempo pra verificarem que estavam a navegar num barco sem comandante.


Prof nao ha incompatibilidade entre o cargo de PR MDM e a do Municipio da Beira?

Reflectindo disse...

Caro Xicoxa

Não estou para responder em nome do Prof. Serra quem pessoalmente te poderá ou não responder. Porém, há certas maneiras de se comentar neste blog que não entendo.

Se tu bem sabes que Carlos Serra não é jurista, não vejo porque dirigir a ele uma pergunta sobre se havia incompatibilidade entre PR MDM e a do município da Beira. Primeiro, desculpa-me, a tua pergunta é confusa, pois é difícil entender o que queres saber. Segundo, todos os participantes dos debates aqui podem contribuir com o seu saber. Então juristas e até pessoas que adoram espreitar a legislação podem dizer algo. Aí inclue-se o Prof. Serra que por vezes e quando os juristas não dão resposta directa aqui no blog, ele arranja formas de contactá-los.

Agora, o que querias dizer com incompatibilidade entre PR MDM e a do município da Beira? Quem é o PR? Imanginando que te entendo que falas de Presidente do Partido MDM, mas porquê precisarias de perguntar isso se bem que sabes que Armando Guebuza, esse que é PR, é também Presidente da Frelimo? Será a República de Moçambique menor que o município da Beira?

Quem é desertor e o que é deserção? Porquê a mesma pergunta nunca fizeste aos que de facto desertaram doutros partidos para a Frelimo?

Porquê te questionas por o MDM ter se criado agora e não muito antes. Não estou a desafiar-te mais quero te compreender melhor, porque imagino alguém a nos perguntar do porquê os movimentos de resistência nacional e a Frente de Libertação de Mocambique, só existiram a partir da década 60 quando a dominação colonial já durava a quintos anos. Claro, isso para não falar da tal cisão da Frelimo de que alguns frelimianos “visionistas” vaticinam, pois da mesma forma perguntaria-te por cisão depois e não agora.

Caro Xicoxa, nós fundámos o MDM agora porque é o momento próprio. Não é por descobrirmos que o senhor Afonso Dhlakama é ditador, e ele não é o único ditador em Moçambique. A razão principal da fundação do MDM foi bem explicada pelo próprio Dhlakama em Quelimane quando Daviz Simango foi expulso da Renamo. Não temos nenhum rancor com Afonso Dhlakama antes pelo contrário consideramo-lhe um dos melhores cidadãos desta pátria por ter dirigido uma guerra contra a ditadura frelimiana. A Afonso Dhlakama devemos muitas honras. Eu pelo menos darei muita consideração a Afonso Dhlakama quem antes de fechar todas as possibilidades para criação de partidos políticos em Moçambique, abriu todas elas para uma democracia multipartidária. Pelo menos Dhlakama nunca ditou para a criação de núcleos da Renamo nos cinco municípios que ela governou desde 2003. Só isso, diz quanto lhe devemos, pois a Frelimo com mais de trinta anos no poder se confude muito com o Estado Moçambicano. Neste poste, diz-se o que Dhlakama apenas pensa, mas não está mandando generais de reserva contra o MDM.

Caro Xicoxa, eu respeito mais a Afonso Dhlakama que a Marcelino dos Santos e até posso dizer a Armando Guebuza. E fico-te bem claro que há gente da Frelimo que eu respeito e lá está o Grande Chissano (Joaquim Chissano), Tomás Salomão, Helder Muteia, Eduardo Mulémbwè entre outros. Isto sem se confundir que eu esteja a dizer que eles são isentos de erros.

Gosto e respeito gente que aprende mesmo dos seus erros, evolue e respeita o pluralismo ou pelo menos deixa-no a existir. Juro que NUNCA respeitarei gente que se declara inimiga do pluralismo e sem o mínimo de vergonha diz que tornará a oposição em insignificante.

Abraço

Anónimo disse...

Caro Reflentindo,

Nao entendi a razao da sua explanacao, sera o reflitindo jurista?
Fiz a pergunta ao prof serra sabendo k ele nao é jurista e nem precisava ser pra m responder.

o sr volutario-se m n respondeu a m questao e asim fiquei s saber qual era entao o seu proposito
falou da sua filiacao partidaria da frelimo dos bons e dos maus de ditadores etc etc m nada de especial pode reter senao ficar ainda m confuso.
AFINAL PODE OU NAO O DAVIZ SER PR DO MDM E DO M DA BEIRA?

umBhalane disse...

"quando a dominação colonial já durava a quintos anos"

Qual é o rigor histórico deste escrito, Caro Refletindo!

Cerca de quatrocentos anos as "caravelas" Portuguesas navegaram ao longo da costa oriental de África, nomeadamente na que "um dia viria a pertencer a Moçambique" mercê do esforço aglutinador, dominador, conquistador, colonizador,...Português.

Vamos ser rigorosos, então!

Quem construiu o Estado Moçambique foram os Portugueses.

Ou ainda não é politicamente correcto?

É a minha opinião.

Carlos Serra disse...

Acredito que ao nível do MDM se estudou a legalidade do novo cargo de Deviz Simango. Há um trabalho no "Notícias" a esse respeito, mas não me ocorre agora em que dia foi publicado.

Reflectindo disse...

Cara amigo UmBhalane, há vezes que prefiro evitar a rigosidade quando converso com pessoas com história do bolso, a considerada oficial. Isso é para evitar que não se justifique o desvio do assunto que tratamos na altura.

Reflectindo disse...

Caro Xicoxa

Se assim considerares, não respondi a tua pergunta. Fiz-te sim uma pergunta sobre se há incompatibilidade entre ser Presidente da República e ser Presidente da Frelimo.

Ainda te pergunto porque te questionas sobre Daviz e a lideranca do MDM se bem que nao questionaste sobre as candidatura de João Massango e José Palaco a edis da Matola e Malema respectivamente? Aqui vem a lei das autarquias: http://www.govnet.gov.mz/Legisla/legisSectores/adminEst/lei_autarquias%20locais.pdf

Talvez precises da revisão.

umBhalane disse...

Caro amigo Reflectindo.

Obrigado pela resposta.

Está bem assim.

Talvez dia...quem sabe.

COCORICO.