08 dezembro 2008

Ontem à noite: atentado contra residência do juiz Orlando da Graça

Segundo a TVM, "Dois indivíduos, ainda a monte, atentaram, domingo à noite, contra a residência do Juiz do Tribunal Constitucional, Orlando da Graça, no Bairro da Polana, cidade de Maputo." Confira aqui.

11 comentários:

Anónimo disse...

Alguma relação? Todinho, Samito e Anibal vs Atentado do Juiz, estará este Juiz na posse dos processos quentes? Tipo do ex-MI, ou dos PCAs, muita pena que quase não temos escritores a escreverem romances policiais (Matéria prima é o que temos demais.

Uma pergunta.
A segurança do Cidadão como fica esta quadra festiva, com três cadastrados a solta.

O Ministro Pacheco devia estar no Ministério da Agricultura se não vejamos em termos efectivos não houve nenhum melhoramento na segurança publica até hoje.

Anónimo disse...

e Miriam Makeba viria cantar

Joaqum Macanguisse disse...

caro anonimo


Um tribunal constitucional é o órgão judiciário ou não, cuja principal função é zelar pela correta interpretação a aplicação da Constituição, ou seja, julgar se determinado tema é constitucional ou inconstitucional, emitindo pareceres sobre leis e decretos dos poderes executivo e legislativo.

De acordo com o modelo de Hans Kelsen, o tribunal constitucional atuaria como um "legislador negativo", pois não tem a faculdade de criar leis, mas no caso de que entenda que uma das promulgadas vulnera o disposto na Constituição, tem o poder para retirá-la do ordenamento jurídico, revogando-a total ou parcialmente.

neste caso a figura dele fica mais propesso de ataques por parte de pessoas que se vem preujudicadas dentro de algum recurso em funcao a ma interpretacao da lei,ou ainda se alguma emenda de algum efeito sobre a mesma pessoa .

Agora o facto das saidas ensaiadas pelo Anibalzinho serem produto deum crime organizado a que se dar o caso da esma tensao do crime organizado ter alguns tentaculos possiveis de serem lezados em alguns recursos contitucionais

Joaqum Macanguisse disse...

So para acrescentar o conselho constitucional tem um papel relevante no presente momento de recursos face aos resultados elitorais.

Anónimo disse...

prof.
ORLANDO DA GRAÇA foi advogado de NHIMPINE CHISSANO!!!

Anónimo disse...

a renamo nao estara por de tras destes desconhecidos?

um grupo de deputados, foram no dia anterior a casa do Dlakhama para questionar a sua recandidatura ao C.C.

Parece que a maioria nao esta de acordo!!!!!
investiguem estes dois deconhecidos.

Margarido. S

Anónimo disse...

Caro anónimo, relacionar Conselho Constitucional com casos quentes é mesmo que misturar vinho com leite. Os casos quentes estão no Tribunal Supremo.
Orgulhosamente Moçambicano, Nuno Amorim

Anónimo disse...

A pretexto de bons serviços lá está sempre a mesma voz a tentar colocar a renamo no banco dos réus, coisa dos Amorins reaças e criadores de Mtelelas.

Nelson disse...

"relacionar Conselho Constitucional com casos quentes é mesmo que misturar vinho com leite"
Ja vi misturas piores que essa(vinho com leite) nesse meu belo mocambique.

Anónimo disse...

Jangada
De facto, eu não concordaria muito com o ponto de vista que coloca o CC como órgão susceptível de chamar atenção dos criminosos...

victor simoes disse...

Viva, Carlos.
Não estou a par do que se passa em Moçambique, pelos comentários que li, poderá ter a ver também com questões políticas, ou simples banditismo?
Gostei deste seu blogue, daí que coloquei o seu link, no blogue

http://suciologicus.blogspot.com/

Um grande abraço de Portugal, até Moçambique.