20 dezembro 2008

Jesus não é surdo!


Foto tirada no Bairro da Munhava, periferia da cidade da Beira, mesmo em frente à Igreja Universal do Reino de Deus. Imagino a barulheira que deve ser, eu que já dirigi uma pesquisa sobre essa instituição em cinco cidades do nosso país. Obrigado à Fátima pelo envio.

13 comentários:

umBhalane disse...

Uma frase de autêntica sabedoria popular.

Sou de formação cristã, origem católica.

Quantas vezes me revolto com a falta de respeito pelos "outros", quando os sinos das igrejas (católicas) replicam durante largos minutos, em alto som, a pretexto de convocar os fiéis para a missa.

É um problema transversal a muitas sociedades, e que deveria ser objecto de reflexão dos sacerdotes, e afins, de todas as religiões.

É preciso, de facto, respeitar os ouvidos dos outros filhos de Deus.

E muitas vezes, do mesmo Deus.

Carlos Serra disse...

E, já agora, em certos locais, o canto nas igrejas evangélicas e o pregão muçulmano...

aminhavozz disse...

oh prof...veja la se não é mal entendido (mais uma vez)...vão aparecer por aqui ANONIMOS a acusa-lo de estar a blasfemar... E olhe que blasfémia é pecado. Que ideia foi essa logo nas vesperas do Natal...?

Carlos Serra disse...

Pois é, Zenaida, mas ouvidos são ouvidos e imagino os da Munhava...

Anónimo disse...

hahah, adorei a frase!

abs!

Anónimo disse...

Eu iria mais além e falaria da mesquita la na baixa da cidade que sempre que é hora da reza obriga a todos a ouvirem chinês (ou arabe, tanto faz). São todos livres de seguirem a religião que quisserem, eu cá sou ateu, mas imagino que ficariam todos fulos se eu a 4-5x por dia ficasse a repetir que Deus não existe, que a vida é só uma e que os políticos não iram pagar nada no inverno porque este não existe! Aquelas rezas muculmanas deveriam ser consideradas poluição sonora.

Ateu Indignado

Paula Araujo disse...

Desculpem contrariar o espírito dos comentários.
Eu sou ateia e adoro ouvir os sinos e a chamada da mesquita!(Provavelmente porque a igreja aqui em frente não tem sino e eu vivo longe da mesquita...ehehehe)
Quanto à frase na parede, acho genial!
Paula

Carlos Serra disse...

Imagine, Paula, a saturação de quem decidiu escrever o que escreveu na parede...

Anónimo disse...

A Foto não é na Beira, mas sim do Brasil.
Carlos Serra o que me diz da "linda" equipa do Obanda? É realmente de mudança em prol dos desfavorecidos?
Uma vez neste Blog contrariei a hipótese de eleição, tendo sido de apelidado de racista por um interveniente e o Carlos disse que só o aparecimento da candidatura de um afro-americano era uma mudança.
A definição da mesma politica está já presente na equipa. Parece-me que teremos um BUsh travestido de afro-americano.
Como sociologo evitew a subjectividade na análise.

Anónimo disse...

Vivo perto de uma igreja do mana. Sempre que estes tipos rezam (e rezam e cantam até às 10 11 da noite todos dias), é uma imensa barulheira. Durante o dia, até que nao me incomoda muito, embora por vezes passam da conta. Aos domingos começam cedo e ficam todo o dia a fazer barulho. Uma sexta feira por mes eles rezam toda a madrugada. Fazem uma barulheira que acordam toda vizinhança. Já até tentei chamar a policia camarária e nada consegui. Afinal êsse deus é mais poderoso que qualquer mortal. Só para a barulheira diga-se de passagem, porque para ensinar as pessoas a trabalhar e a lutar contra a pobreza já se revelou ineficaz (só para receber o dizimo, bom negocio). É uma pena que nao se possa descansar à vontade e que ninguem possa fazer nada contra isso. Como se diz por aqui e que reflecte o nosso conformismo nacional: "fazer o quê?"

Anónimo disse...

Ja Agora CARLOS, Como podemos lutar contra as pessoas que FAZEM XIXI NA RUA. Já nem se pode caminhar na cidade à vontade. Sobretudo se estiveres com uma dama. As pessoas até acham que fazer xixi na rua é um acto heroico e ja nem se escondem como antes. Isto é indecente! A cidade tem o "nosso?" cheiro caracteristico... cheira a ácido úrico... numa altura que queremos turismo... E nos todos apáticos a ver como morrem as nossas arvores, como sujamos a cidade, como proliferamos doenças de todo tipo, etc... e mantemos vivo o cheiro a xixi da cidade. Outras cidades cheiram a flores... Pena!
Porque não lançarmos, Carlos uma campanha nacional contra esta sem vergonhice?... Vamos começar???

Anónimo disse...

A foto é na Beira (na Munhava?) ou no Brasil?

Num país de crenças diversificadas como o nosso (veja-se que até ateus existem!), a tolerancia não deveria ser a principal característica dos seus cidadãos? Tolerância pela maneira como os outros oram, cantam, dançam, escrevem e CRÊEM?

Será que o repicar alegre de um sino, durante breves minutos é mesmo um incómodo? Será que a música gospel das igrejas evangêlicas é assim tão cafocónica?

Onde queremos chegar, como país, com este género de mensagens intolerantes?

Apoio a ideia de uma campanha contra o xixi nas flores.

Anónimo disse...

Anonimo ultimo. Eu também vivo perto de uma igreja dessas perto do quartel. Também me solidarizo com aqueles "intolerantes" que reclamam o barulho da igreja mana. Sempre as mesmas musicas, todos os dias, sempre o mesmo barulho infernal que não deixa descansar. Não é intolerância não. É revolta contra esta tortura...
Também apoio a campanha contra o xixi na cidade.