No semanário "Savana" desta semana: "Segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2009 na posse do SAVANA, o executivo orçamentou cerca de 20.6 milhões de dólares para as despesas da Presidência da República, dos quais 8.2 milhões de dólares serão canalizados para as despesas com o pessoal. Com a reabilitação e apetrechamento das insfraestruturas da Presidência, os contribuintes vão desembolsar dois milhões de dólares norte-americanos. Em visitas presidenciais, muitas vezes criticadas pela oposição, com destaque para a Renamo, por considerá-las dispendiosas, o Presidente Guebuza vai gastar 1.3 milhões de dólares. “Querem que eu trabalhe sem gastar dinheiro. Este método (Presidências Abertas) teve como consequência, progressos para o país”, respondeu na altura Guebuza quando foi confrontado com críticas sobre alegados gastos excessivos, sobretudo com helicópteros e numerosas delegações. O Orçamento não especifica se este gasto é com viagens ao estrangeiro ou com as popularizadas Presidências Abertas. Segundo o mesmo documento, o Estado vai gastar cerca de 80 mil dólares para a aquisição de viaturas para serviços gerais da Presidência da República."
Enquanto isso, leia o que diz o economista Nuno Castel-Branco (clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem abaixo para a ampliar):
5 comentários:
Pois é, é mesmo um desplante, mas em 2009 vamos ter de novo eleições, desta vez as grandes, presidenciais e parlamentares. É ou não é?
Pois é, quase ninguém a comentar aqui...Tudo numa boa!
Na verdade, estamos a reclamar de qué? de que a Presidência tenha um orçamento? 20 milhões de dólares é muito para um gabinete de Presidente da República? Quanto é que deveria ter? Nada?
Provavelmente alguns jornalistas e "académicos" pensem que Presidência da República é só o Presidente, sua secretária, um estafeta e alguns guarda-costas. Boa pergunta a anterior. Quanto é que queriam que constasse no orçamento da presidência?
Isso, suguem a mama enquanto ainda é tempo...
Enviar um comentário