O partido ganhador das eleições parlamentares no Zimbabwe - o MDC - e o real presidente do Zimbabwe - Morgan Tsvangirai - continuam a recusar participar em negociações com a ZANU-PF enquanto certas questões não tiverem sido primeira e claramente definidas. Todavia, o pequeno grupo dissidente do MDC chefiado por Arthur Mutambara, que teve reduzida expressão votal nas citadas eleições, esse não tem dúvidas sobre o significado das negociações e lá está ele, feliz, à espera de algumas pastazinhas. Por isso o MDC aparece em segundo lugar na descrição que o jornal governamental zimbabweano, The Herald, faz das negociações. As negociações surgem como sendo entre a ZANU-PF e "as duas formações (do MDC) - uma chefiada por Arthur Mutambara e outra por Morgan Tsvangirai". Pequeno grupo, grande apetite, o mpondoro, o leão do Munhumutapwa sabe que pitéu escolher: Mutambara, para perturbar o real inimigo. Enquanto isso, o mediador, Thabo Mbeki, presidente da África do Sul, afirmou que sanções contra o Zimbabwe poderiam conduzir a uma guerra civil.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
6 comentários:
ora parece que pelo menos o presidente concorda comigo haha
peço-lhe que visite o meu blog e veja a arte e a capacidade de desenhar e pintar que a minha amiga que aqui comenta LISA tem
Jokas
paula
Está bem...
Cruzes Paula Tives-te Lata e não só...
Acho que tenho que me esconder depois desta..
Desculpe Professor por responder aqui á Paula mas estou com dificuldade em entrar no blog dele...
Abraços Lisa :-(
Lisa
Nenhum problema.
Se se lembrar, eu havia dito na semana passada que aqui abriu-se o caminho para os oportunistas, os ganânciosos. O mesmo digo sobre um jogo esbocado entre a Frelimo e os seus aliados e a Zanu-PF. Depois de um silêncio de 3 meses, após a primeira volta presidenciais em que os aliados de Mugabe foram amputados, hoje já vem a Frelimo e os seus seguidores mostrar a cara, ora felicitando um fradulento ora voltado ao discurso ocidente.
Leia o "Notícias" de hoje, quarta-feira, para se deliciar.
Enviar um comentário