15 julho 2008

Do poder político (1)

O poder é uma palavrinha mágica que, no seu sentido mais imediato, digamos sinestésico, nos põe logo a alma em sentido ou ajoelhada em santa reverência. Creio que todos nós temos do poder a imagem de algo tangível, mensurável, pegável. Por isso é corrente dizermos e escrevermos, por exemplo, coisas como "ele tem poder" ou "chegou ao poder" ou "o seu poder é visível".
É bem mais difícil conceber o poder não como uma coisa à mão de semear mas como uma relação ou, melhor, como produto de uma relação, de uma relação onde estão em jogo mútiplas coisas ao mesmo tempo. A questão central aqui consiste em saber como se obtém poder numa relação de forças e de resistências.
Todavia, nesta série a questão não consiste em saber como se obtém o poder, mas como ele se revela e procura reproduzir-se. Entre as diferentes formas de poder, como se revela e se procura reproduzir o poder político, por exemplo aqui em Mocambique? Se alguém quiser fazer um trabalho de pesquisa sobre isso, de que indicadores pode servir-se?

3 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Poder...Aguardo.

Anónimo disse...

O poder sempre foi sarcástico por vezes como pura sátira. Vejam o que acontece connosco cá dos nossos lados, uma autentida cede pelo poder. Mas afinal o poder nao esta em todo lado, ele é mesmo omnipresente. Quanto aos indicadores, esses só vendo a nossa "maldita" TVM para buscar maior número de indicadores viáveis e válidos para o nosso trabalho de pesquisa. Mas afinal o que é o poder, esse mal bem cheiroso que incomoda a tudo e todos!!!
Obrigado

Carlos Serra disse...

Bem, lá tentrarei chegar com algumas coisas.