Jorge Matuco e Aurélio Mujovo estão preocupados com o tratamento dado aos animais em Moçambique: "Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência. Cada animal tem o direito ao respeito. O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Concordo completamente com o artigo.
Os direitos dos animais devem ser respeitados.
lusina
http://lusina.unblog.fr
Tenho para mim que a carta de Jorge e de Aurélio inaugura na nossa história uma preocupação que tem estado arredia dos nossos debates.
...se bem que nunca concordei muito com essa ideia da "nossa" superioridade em relação as outras espécies de animais...Julgo que cada um tem a sua especificidade e que deve ser respeitada como tal. A mania de queremos pensar nos outros em função dos nossos moldes...
De acordo com todos. Existe alguma associação de defesa de animais?
Enviar um comentário