17 abril 2007

Quatro escaparam hoje ao linchamento no Chamanculo


"Quatro indivíduos foram detidos na madrugada de hoje pelos residentes no Bairro de Chamanculo, cidade de Maputo, indiciados de roubo e de provocarem distúrbios naquela zona residencial. A polícia interveio quando os moradores do bairro se preparavam para os queimar vivos."
Após um breve interregno de cerca de dois meses, os linchamentos -indicador cada vez mais persistente de mal-estar social - voltaram à ribalta da periferia de Maputo, depois de terem sido notícia regular ao longo de 2006.
Recorde-se que um cidadão foi ontem linchado no bairro Congolote.
________________________
O indivíduo da foto escapou ao linchamento em Janeiro, em pleno bairro do Alto Maé.

2 comentários:

chapa100 disse...

professor! continuamos a aguardar pelo pronunciamento da academia policial, se mudaram os reitores de outras universidade do estado porque nao combatem a pobreza absoluta, e o crime, nao afecta a pobreza absoluta?

de que servem estas instituicoes se nao produzem conhecimentos e praticas que legitimam o seu financiamento publico?

hoje temos chefes da policia comunitaria a espancar individuos, estamos a voltar a era dos milicianos? que instrumentos juridicos legitimam esta practica?

sao perguntas que precisam respostas para a area de seguranca publica em mocambique. e hoje vem o procurador queixar-se que os seus funcionarios estao a sofrer ameacas, entao nao ha ordem neste pais. e assim pensam que as pessoas vao denunciar o corrupto, o criminoso?

Carlos Serra disse...

O que falta, de facto, é, também, um estudo sério, profundo, sobre o que se esconde por trás dos linchamentos. Lá tentarei chegar.