03 junho 2006

São Paulo


Esta foto foi-me enviada por Iolanda Aguiar, a quem muito agradeço.

5 comentários:

Mangue disse...

Pois é, ela saiu na revista carta capital uma semana - se não me flaha a memória - antes dos ataques atribuídos ao PCC. Parece-me que estamos no mesmo caminho: o da realização do bem estar superior, por um lado, e o refugo, por outro. Oportunamente enviarei uma foto tirada em 2003 com uma situação semelhante em Maputo.

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Obrigada Mangue, para ser franca, nao sei em que revista saiu, pois recebi-a por mail.Entretanto, mal a vi pensei no comentario que J. Fumo havia feito neste blog, nomeadamente -"Facismo Societal e Estado-Policia" - Pareceu-me que esta foto ilustra o que Fumo chamou "zona de contrato social" e a "zona de exclusao social"...

Cordialmente,

Iolanda Aguiar

Carlos Serra disse...

Mangue, muito obrigado pela foto, de uma grande oportunidade. Infelizmente ela não permite distinguir com clareza a zona dos casebres ao lado da zona das ricas mansões… Tentaremos numa próxima, pode ser? Abraço!

Mangue disse...

Pois é, infelizmente. Ela não foi tirada com uma máquina digital. Depois do scanner, tentei fazer os ajustes e a que enviei pareceu-me a melhor possibilidade. Mas à partida, estava com esse receio, de que não ficasse tão nítida.

Mas vale a reflexão. A reflexão sobre as nossas liberdades – que parecem cada vez mais enclausuradas, como mostra a situação da entrada sobre a “Criminalidade na África do Sul”.

Pensar e agir a favor do outro – desde que não seja o outro de nós mesmos – talvez seja uma atitude de maior liberdade do que o aperfeiçoamento dos mecanismos de banimento dos indesejáveis: muros cada vez mais altos, segurança privada, carros e quartos blindados, etc. e que alimentam a industria do séc. XXI: a indústria de segurança.

Parece que a pergunta do Rousseau permanece: “Há alguma relação entre a ciência e a virtude? (...) Contribuirá a ciência para diminuir o fosso crescente na nossa sociedade entre o que se é e o que se aparenta ser, o saber dizer e o saber fazer, entre a teoria e a prática?” Rousseau... In: Oeuvres completes, 1971. vol. 2. p.52.

Aproveito o ensejo para desejar uma proveitosa Mesa Redonda sobre A Sociologia em Moçambique. São os votos de quem está fora de “casa”.

Abraços,

Anónimo disse...

"Blindamos os nossos automóveis, cercamos as casas com grades, alarmes electrónicos e guardas privados e, assim, nós é que passamos a ser os vigiados em campos de concentração de luxo (ou nem tanto), prisioneiros do nosso capitalismo ou do que pensamos ser a nossa protecção. São livres apenas os que andam na rua, por não terem outro caminho a não ser a rua (…) O medo torna-nos idiotas e só conseguimos ser reféns de nós próprios" (Flávio Tavares, escritor e jornalista brasileiro)