Segundo o diário “Notícias” de hoje, o governo da Zambézia afirma-se satisfeito com os resultados obtidos na primeira fase de execução da Estratégia Global da Reforma do Sector Público, sendo já “notáveis” (sic) alguns resultados no combate à corrupção e encontrando-se o aparelho estatal mais flexível e mais próximo do cidadão.
Mas, de acordo com o mesmo jornal, opinião contrária tem o público. Por exemplo, no decorrer dos debates que assinalaram a divulgação dos resultados de uma sondagem feita pela organização não-governamental Ética Moçambique, foram denunciados casos de “numa mesma direcção provincial, por exemplo, ser possível encontrar-se situações em que metade dos funcionários são todos parentes” (“Notícias”, p. 3).
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário