09 março 2009

E se Deviz se obama? (4)


Ora, é possível que haja muita gente a desejar que algo mude no nosso país, muita gente confrontada, faz anos, com um mesmo tipo de discurso político - vago, nebuloso, não importa o emissor -, com um mesmo tipo de práticas, gente eventualmente preocupada com a distância crescente entre esses discursos e essas práticas e as desigualdades sociais, as injustiças sociais. Um novo partido, uma vincada postura de honestidade por parte dos seus dirigentes, uma aposta de real mudança e, especialmente, a capacidade de transmitir, em permanência, o sonho da mudança, podem constituir um atractivo forte, magnético, capaz de criar uma nova identidade, uma nova maneira de olhar a vida, de lhe dar um sentido, uma reciclagem de hábitos e de atitudes.
Mas colado ao desejo da mudança e de uma nova identidade, há, também, possante, o desejo de ascensão social, especialmente por parte dos jovens, em particular dos jovens formados. A Frelimo tem uma enorme vantagem sobre os outros partidos: gere os aparelhos do Estado e aqui pode, periodicamente - fazendo ascender, alternar ou rodar -, premiar os cumpridores, remunerar a vassalagem, multiplicar os apoios. Aos partidos da oposição resta, apenas, o sonho permanente e regra geral distante dos municípios e da Assembleia da República.
(continua)

1 comentário:

Nelson disse...

O ideal seria que toda dessa “muita gente a desejar que algo mude no nosso país” soubesse exactamente oque quer mudar e como pode contribuir para tal mudança, mas acredito tal como vi na Assembleia Constitutiva que quer muito algo novo mas não sabe exactamente oque quer.