31 março 2009

Catanas e enxadas contra estações hidrométricas: a guerra das definições de coisas importantes

Há nas coisas uma coisa, uma substância chamada importância? As coisas são em si mais ou menos importantes ou são em si mais ou menos importantes do que outras? Hipótese: não, não há uma substância chamada importância nas coisas, no dia-a-dia, nos múltiplos fenómenos da vida. A importância é uma outorga social, uma catalogação feita por grupos sociais que depende de múltiplos factores.
Por exemplo: é inegável que os instrumentos destinados a medir os níveis de água nos rios do país são uma coisa importante do ponto de vista do Estado. Do Estado e de muitos de nós. São uma coisa importante porque permitem controlar melhor os rios, pô-los em melhores condições de nos servir.
Porém, desconhecidos têem estado a retirar componentes das estações hidrométricas para, segundo o "Notícias", fabricarem catanas e enxadas.
Por outras palavras, para os desconhecidos fabricar catanas e enxadas é uma coisa importante. Ou, em outras formulações: também é uma coisa importante; é uma coisa ainda mais importante do que as estações hidrométricas.
Permita-me sugerir-lhe, caro leitor, que leia várias postagens minhas sobre o roubo do desenvolvimento, aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tá ai um grande mahka que o estado deve pensar como criar um ambiente harmonioso para o desenvolvimento.
Será que é necessário educar as populacoes
Será que é necessário punir os infratores
Será que é necessário envolver mais a comunidade
Será que é necessários aprender mais sobre comportamentos das populacoes
Será que nossos dirigentes precisam de mudar de comportamento (serem mais exempleres) - aqui refiro-me a serem mais honestos
Será que a educacao em tempos para estragar/sabotar o que era do colono (durante a luta de libertacao), estragar o que era da frelimo (durante a guerra civil), roubar o que era do boer sul africano (carros) (durante o apartheid) tem influenciado estes comportamentos dos mocambicanos? Será que o estado já pensou em estudar isto?
Será ...

Parece uma coisa pequena mas isto tá tornar-se cada dia um monstro e um grande entrave ao desenvolvimento. As pessoas estão roubando de tudo hoje em dia, lesam os outros e a si memas. Como o prof diz roubam o desenvolvimento tão almejado e nunca alcancado.

LM

Lisa disse...

Bem vindo Prof: Carlos..Espero que a sua Asma já não lhe dê dores de cabeça...Já estava com saudades de comentar este seu cantinho..:-)
Mesmo que não seja sobre o assunto do seu texto aqui fica o meu rasto..
Uma feliz noite e um grande abraço ..
Lisa