22 dezembro 2007

O monumental saque dos mortos e da história (1)




Chama-se ou chamou-se (como queiram) Cemitério S. Francisco Xavier, vulgarmente conhecido por Cemitério da Ronil, ali no cruzamento das avenidas Eduardo Mondlane e Karl Marx, cidade de Maputo. Surgido, creio, nos finais do século XIX (os historiadores que me corrijam), foi o primeiro cemitério municipal da então Lourenço Marques (a Câmara data de 1877), hoje Maputo. É, provavelmente, o mais antigo monumento do país (atenção: não falo dos monumentos pré-históricos). A pouco e pouco ele constituiu-se como um excepcional reservatório cultural com quatro níveis: católico, judaico, persa (hoje irânico) e muçulmano. Ali foram, por exemplo, enterrados soldados ingleses da guerra anglo-boer (1901, veremos uma foto mais à frente)). As imagens aqui apresentadas pertencem à era colonial. Após a independência, o cemitério foi abandonado. Ao longo destes anos, recordo-me vagamente de alguma imprensa ter reportado que ele se transformou em centro de orgia, droga e festa. Mas não só, como veremos por algumas fotos chocantes dos próximo números.
Entretanto, espero que alguém chame a atenção para que este trabalho possa chegar ao conhecimento do Dr. Eneias Comiche, presidente do Conselho Municipal de Maputo.

2 comentários:

Anónimo disse...

> O primeiro cemitério da cidade situou-se entre a Rua Fernão de Magalhães e a Avª Josina Machel, na parte de trás do actual Monumento aos Pioneiros Sul africanos. Essa é a razão da localização do monumento.
FM

Carlos Serra disse...

Obrigado pela correcção!