21 abril 2007

Portal da Renamo e seus problemas

Neste diário já me referi ao portal do partido Renamo. E já o comparei com o bem organizado portal da Frelimo.
Hoje voltei a ele e verifiquei que alguma coisa foi actualizada. Por exemplo, há dois despachos do "Gabinete do Secretário-Geral".
Mas o portal continua confrangedoramente pobre (o boletim "Perdiz" nada contém e a "Galeria de imagens" apenas tem uma), com a maior parte das rubricas do menu por preencher (sete das nove existentes).
E o pouco que foi preenchido, contém ligeireza demasiada. Mesmo ao nível dos títulos, como este, francamente caricato: "RENAMO FORÇA À REALIZAÇÃO DE UM INQUERITOE DESCOBREM-SE ROUBALHEIRAS DAS CHEIAS" (sic), em trabalho de Rogério Albero Joanquinho.
Há, ainda, o problema das definições: "A Renamo é um Partido Político constituído por moçambicanos, sem distinção de sexo, raça, etnia, crença religiosa, profissão, origem social, lugar de nascimento ou de domicílio." Será mesmo necessário dizer que a Renamo é constituída por Moçambicanos, com uma vírgula bem destacada? Poderia a Renamo ser constituída por Zimbábuèanos ou Australianos? A esse nível, quer a Frelimo quer o PDD têm formulações correctas.
Por outro lado, nos "princípios fundamentais", está escrito que " A Sede do Partido é na Capital do País, Maputo, podendo abrir delegações ou outras formas de representação em qualquer parte do território nacional e no exterior." Ainda não abriu delegações? Ou já as abriu mas a memória continua a ser anterior a 1992?
O menu anuncia os "Resultados das eleições de 1999": mas eles não estão lá, apesar de já terem decorrido oito anos.
Finalmente, ainda no menu, e no sub-menu "Notícias", encontrei estes dois sub-títulos surpreendentes: "Uma Via Sacra Diferente" e "Comentários "A minha Paixão". Tentei abrir os ficheiros mas não consegui, certamente por defeito meu. Tratar-se-á de alguma vereda religiosa da Renamo?

6 comentários:

Papoila disse...

Amigo Carlos Serra.
Foi com enorme honra que no meu blog lhe atribuí o Prémio "Thinking Blog".
Este é o selo.

http://i173.photobucket.com/albums/w53/mouraaoluar/thinkingbloggerpf8.jpg

Beijo

Carlos Serra disse...

Muito obrigado!

Anónimo disse...

Este foi, praticamente, um trabalho de ombusdman para o portal da Renamo.

Carlos Serra disse...

Procure ombusmanizar em português e colocando nome.

Anónimo disse...

É mesmo difícil com a Renamo não sei de quem, pois para falar em directo já por escrito falei sobre o portal com um dos ministros sombra que me disse que aquilo estava em fase experimental. Não me convenci por isso... E tudo o que falta não devia ser feito agora na preparacão do congresso deste partido? E haverá esse congresso? O Dhlakama anda de província em província sozinho pq do conselho Nacional não se ouve nem de outros se ouve. Como é que pode haver boa informacão desta maneira... O webesite da Renamo devia atingir pelo menos ao nível do do PDD

Carlos Serra disse...

Só falta mesmo cosneguir que o Homo Sibindycus crie um portal para o PIM0...